Notícia no detalhe
FMIJ representa Campos em feira nacional de Graffiti no ES
Alunos do Curso Livre de Grafiiti da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), acompanhados de seu instrutor, Fábio Dyrua, representaram Campos na Feira Nacional de Graffiti, que aconteceu neste sábado (15), na localidade de Feu Rosa, em Serra, no Espírito Santo (ES). Os adolescentes tiveram a oportunidade de explorar sua criatividade e deixar suas assinaturas nos muros capixabas, dentro do mesmo espaço reservado para artistas renomados de estados como Amazonas, Bahia, Fortaleza, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre outros.
As diferentes técnicas utilizadas e as distintas personalidades de cada artista chamaram a atenção dos adolescentes. Durante o evento, que promoveu o encontro entre grafiteiros, B.boys, MC´s, DJ´s e a comunidade, a praça principal do bairro ganhou cores e formas que transformaram o ambiente.
- Estou muito encantada com tudo que estou vendo e aprendendo aqui. Cada pessoa tem um jeito de pintar, um traço e uma proposta diferentes. Muito legal ver tudo isso reunido. Também fiquei muito feliz em ver meninas pintando aqui. Não existe essa de que graffiti é só para homem, não. Nós também temos o nosso espaço, sim -, disse a única menina da turma, Kerolyne Santos, de 15 anos.
Dentre os tantos artistas presentes, a história de um deles chamou a atenção dos adolescentes. Nascido em uma comunidade, Alecsandro Lacerda, o ALecs, era encantado pela arte urbana, que ainda não era comum em território capixaba. Aos 16 anos, ele se tornou o pioneiro no graffiti na cidade de Serra. Hoje, aos 41, Alecs compartilha seus 25 anos de experiência ensinando a arte do graffiti a crianças e adolescentes num projeto social em sua cidade natal.
- Sempre digo aos meninos que o sucesso é fruto de 80% de dedicação e apenas 20% de talento. Gente, isso significa que se vocês querem se destacar entre todos os outros, se vocês querem ter a sua arte reconhecida nacional e internacionalmente, precisam suar a camisa, abusar ao máximo da criatividade e gastar muita tinta. Nunca desistam dos seus sonhos -, incentivou o artista.
O coordenador do programa Qualifica Jovem da FMIJ, Victor Bessa, observou que toda atividade extramuros é de grande valia para os alunos. “Eles conheceram e conversaram com artistas de diferentes estados, trocaram ideias e absorveram muito conhecimento: tanto técnico, como de vivência. Tudo isso se refletirá em cada traço pintado por eles daqui por diante, seja no aperfeiçoamento da arte, na mudança de postura ou na determinação em chegar onde sempre sonharam”, vibrou.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















