Notícia no detalhe
Superintendência de Justiça pretende ampliar atendimento aos idosos
Por: Edson Cordeiro -
Foto: Rafael Peixoto - 16/06/2017 - 10:15:23
O atendimento judiciário destinado a idosos, realizado na superintendência municipal dos Direitos do Idoso, em uma sala da Casa de Convivência, antigo Clube da Terceira Idade, em parceria com a superintendência municipal de Justiça e Assistência Judiciária, pode ser estendido a um número maior de pessoas. A avaliação é da superintendente de Justiça e Assistência Judiciária, Mariana Lontra Costa.
— O atendimento é feito às segundas-feiras, pela manhã, de quinze em quinze dias. Mas temos observado um número muito pequeno de pessoas atendidas. O ideal é ver se há idosos ligados à instituição buscando assistência jurídica em outros locais e orientá-los sobre o que pode ser oferecido com maior comodidade, no local já frequentado por eles — observa Mariana.
Segundo Mariana, há dias em que a advogada destinada ao serviço realiza apenas dois atendimentos, o que representa uma média de quatro por mês, considerando que o trabalho é realizado no local duas vezes a cada trinta dias. “Podemos atender muito mais idosos, atuando nas demandas na área de Família e Previdenciária”, explica Mariana.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, advogado Mário Terra Arêas Filho, o número de idosos à procura dos serviços oferecidos pode aumentar a partir de maior divulgação. “De início, já colocamos uma placa na sala indicando que no local existe atendimento judiciário grátis para os idosos assistidos pelo Clube de Convivência. Agora, acredito que o que falta é continuarmos divulgando o serviço nos 19 grupos de Convivência de Idosos espalhados pelo município”, sugere.
Ainda segundo Mário Filho, essa divulgação é feita durante palestras sobre “Direito Previdenciário” que os advogados da superintendência de Justiça vêm realizando nos grupos. “Creio que em pouco tempo a procura vai aumentar”, completa.
Existe ainda a proposta de ampliar as informações através de outros setores da sociedade. “Nossa ideia é levar essas informações sobre Direito Previdenciário e também Seguridade Social utilizando as escolas, associações de moradores e até às igrejas, além dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). A Reforma da Previdência está avançando, e muita gente pode ser prejudicada justamente por não estar devidamente informada”, explica o advogado Felipe Mcauchar, assessor técnico da superintendência de Justiça.
Últimas Notícias adicionadas
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles