Notícia no detalhe
Evento para estimular crianças internadas no HGG
O Dia da Criança teve um gostinho especial no Hospital Geral de Guarus (HGG). A fim de minimizar o sofrimento dos baixinhos internados na enfermaria pediátrica da unidade, o coordenador do setor, Roberto Duarte, decidiu realizar o evento “Ser saudável é muito melhor”.
Nesta quarta-feira (13), o Palhaço Alegria conquistou sorrisos de quem estava acamado, com dinâmicas, piadas e uma série de charadas. Na parte da tarde, no solário ligado à pediatria, nutricionistas, com apoio de psicólogos e musicoterapeutas, ensinaram às mães a oferecer o melhor alimento para seus filhos e, desta forma, afastá-los de doenças. O evento faz parte do programa Integrar – Humanizar.
O Palhaço Alegria conquistou não apenas a garotada, mas também as mamães, que ficaram felizes da vida com o bom humor dos filhos. "Pra mim, podia ter palhaço todo dia. Meu filho adorou", disse Mariana Passos Almeida, do bairro Nova Campos, que acompanha o filho, internado há 19 dias com pneumonia. Ela aprendeu com a nutricionista Ingrid Basílio Ribeiro a preparar uma alimentação mais reforçada para as crianças. "A gente acaba optando pelo que é mais rápido, mais prático. Mas quero ir para a cozinha e fazer o que é mais saudável para ele", garantiu.
Orientação de alimentação - Mães e crianças da Enfermaria Pediátrica do HGG contaram também com a psicóloga Erika Marques Samis e com a musicoterapeuta Ana Christina Mussalém. "Muitas vezes os pais falam que o filho deve comer verdura mas não dão o exemplo. Para que os filhos comam bem, eles precisam comer também", ensinou.
Segundo Ingrid, é importante que a família separe um horário para a alimentação em conjunto. Crianças que frequentam creches costumam se alimentar de forma mais adequada, porque se alimentam junto. Não há ninguém comendo de forma especial, com separação do ingrediente de que não gosta", explicou.
Cartilha da Alimentação - As crianças que tinham condições de deixar o leito se reuniram no solário, junto com as mães e a equipe multidisciplinar, para aprender a comer refeições sadias. Uma salada de frutas foi preparada juntamente com cada criança. "Cada cor tem sua função no alimento. O alimento colorido costuma ser mais rico", ensinou Ingrid, sob olhares atentos dos pequeninos.
A nutricionista entregou a cada mãe um material com os dez passos da alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos. As dicas variavam desde o leite materno, até o poder dos cereais, leguminosas, frutas e carnes. A quantidade ideal de cada alimento e o que deve ficar de fora do cardápio infantil constavam no material. As mamães voltaram para casa com o Manual de Amamentação.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa