Notícia no detalhe
Secretaria de Desenvolvimento Humano homenageia assistentes sociais
A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou nesta sexta-feira (19) uma homenagem pelo Dia do Assistente Social, comemorado no último dia 15. Durante o evento, também, foram ministradas palestras que levantaram questões importantes para a categoria. A secretária da pasta, Sana Gimenes, parabenizou as assistentes sociais e falou sobre a importância do papel que desempenham, principalmente, no atual momento em que o país vive, com a iminência das reformas trabalhista e previdenciária.
- É uma data simbólica, mas muito importante de ser comemorada porque é o dia que lembra de profissionais que lidam com situações difíceis da sociedade e fazem valer os seus direitos. Sabemos das dificuldades que esses profissionais enfrentam no Brasil, principalmente, com as reformas previstas da previdência e trabalhistas Além de homenagear, também, resolver trazer professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) para oferecer uma atualização – informa Sana, lembrando que o momento político que o pais vive é uma demonstração de enfraquecimento do Estado Democrático de Direito.
A composição da mesa teve a subsecretária Elma Sizenando; a chefe da Divisão de Gestão do Trabalho do Suas (Sistema Único de Assistência Social), Júnia Elias; a coordenadora de Estágio da UFF, professora Juliana Timóteo, e a coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social (seccional Campos), Eliana Ferez.
Após a abertura, foi ministrada palestra visando o projeto Ético Político do Serviço Social com as professoras da UFF, Leda Regina da Silva e Mírian de Freitas, que abordaram diferentes aspectos que envolvem a profissão, que atua de acordo com as diretrizes do SUAS, que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social, implantado em 2005.
O fórum de debates abordou, além da ética profissional, os desafios de “se construir uma prática, além do imediatismo”, comum entre as demandas da categoria. Outro tema levantado foi a posição tomada por profissionais da área, em Campos, diante das denúncias envolvendo um programa social, em Campos, na gestão passada.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18