Notícia no detalhe
Saúde trabalha para agilizar resultados do teste do pezinho
O diretor do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Charbell Kury, se reuniu com representantes de laboratórios do município para discutir a possibilidade de implantação de um pólo de análise de exames do teste do pezinho na cidade. O encontro aconteceu no final da tarde de terça-feira (23) e tem o objetivo de agilizar os resultados do teste do pezinho. Atualmente, as amostras recolhidas são enviadas para os laboratórios do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), na cidade do Rio de Janeiro, de acordo com resolução estadual. Segundo Charbell, os resultados levam até três meses para retornarem. Atualmente, nascem 8 mil bebês por ano em Campos.
- O teste do pezinho avalia três doenças: o hipotireoidismo neonatal, fenilcetonúria e hemoglobinopatias. Com a possibilidade de realização destes testes em Campos, vamos poder ampliar para a análise de fibrose cística, aminoacidopatias, entre outras complicações graves que podem atingir crianças ainda no início de suas vidas. Além de acabar com a espera pelos resultados, que, quando inconclusivos, o laboratório pede a ida do bebê até a sede para a realização do novo exame – explicou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
O diretor do setor de epidemiologia, explica o porquê da iniciativa. “Essa é uma primeira reunião para discutir o assunto. Queremos saber se é possível e como podemos fazer a implantação desse pólo de processamento de exames do teste do pezinho no município. Atualmente, os problemas são muitos, como a demora na resposta dos exames e o extravio de amostras. Além disso, quando a criança passa 30 dias na UTI, por exemplo, o Iede não permite que a amostra seja enviada e pede a ida do bebê até o Rio”, explicou.
De acordo com Charbell todos estes fatores podem atrasar o tratamento de uma doença. “A criança pode ter doenças graves, que se não tratadas a tempo, poderão ocasionar retardo mental ou outras lesões. Nosso intuito é antecipar o que os estados do Paraná e Rio Grande do Sul já fazem, fazendo de Campos uma cidade pioneira do estado do Rio, onde as crianças poderão contar com um teste do pezinho mais rápido e ampliado para várias doenças”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda