Notícia no detalhe
Prefeito Rafael Diniz participa de atividades no Dia Mundial do Autismo
O prefeito Rafael Diniz prestigiou, na manhã deste domingo (02), as atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos) para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento contou com o apoio da prefeitura, que cedeu o espaço da Cidade da Criança Zilda Arns para a realização, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer. Cerca de 900 pessoas visitaram o parque temático, que teve entrada grátis, para participar das ações, entre 9h e 12h.
A AMA Campos, que reúne cerca de cem associados e há um ano funciona oficialmente, tem como uma das principais bandeiras a instalação de um Centro de Referência para o tratamento do autismo, a exemplo do que já acontece em outros municípios fluminenses, como Itaboraí e São Gonçalo. Hoje, o tratamento no município é feito em algumas instituições como APAPE, APAE e APOE, entidades que possuem convênio com o município para prestar o atendimento gratuitamente, além do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Dr. Castelo Branco (CAPSi).
- É muito importante a participação nesse dia de conscientização sobre o autismo, bem como termos a sociedade envolvida nesse processo. De nossa parte, vamos sempre dar todo o apoio possível, pois não só essa, mas também muitas outras causas que envolvem a vulnerabilidade são prioridade em nossa gestão - afirmou Rafael Diniz.
O prefeito cumprimentou dezenas de pais de autistas e interagiu com muitos deles, a maioria crianças. Acompanhou as atividades, que incluíram palestra sobre o tema, visita geodésica, banho de chafariz, apresentação do espetáculo infantil "Os Saltimbancos" e show de MPB com a banda da Polícia Militar.
A AMA-Campos luta pela instalação de uma sede e melhores condições de diagnóstico do autismo e seu tratamento. "Até mesmo os médicos têm dificuldade de diagnosticar o autismo, confundindo com a esquizofrenia, por exemplo", explicou Wezule Porto, presidente da AMA-Campos , que é pai de um menino autista de 8 anos. "As consultas são caras, os medicamentos também e, para o tratamento, precisamos de especialistas que são difíceis de encontrar, principalmente, nas escolas. Então, fica difícil fazer a inclusão", completou.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari, também acompanhou as atividades e mostrou-se sensibilizado. "Esta é uma causa que deve ser abraçada por todos, pois envolve a vulnerabilidade. Estamos agilizando o fechamento de um convênio para capacitação de profissionais da nossa rede de ensino para atuar ainda melhor junto aos nossos autistas", esclareceu.
O autismo é um distúrbio que que se apresenta em diferentes níveis e compromete a interação social, a comunicação social e verbal, com a pessoa apresentando comportamento restrito e repetitivo. Algumas crianças alcançam desenvolvimento normal e depois regridem. Na maioria dos casos é hereditário, mas pode ser influenciado por outros fatores. O distúrbio afeta o processo de informações no cérebro e muito do que ocorre ainda não é compreendido pela ciência.
Ao final do evento, Wezule agradeceu à prefeitura por ceder o espaço, a todos pelo comparecimento e participação e disse que espera o apoio de todos na divulgação da causa. Em seguida, após a apresentação da banda da PM, foram soltos balões azuis, a cor que representa o autismo.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















