Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com a ingestão de alimentos no Verão
Um dos principais programas dos campistas no Verão é ir para as praias da região e aproveitar os prazeres que elas proporcionam, porém alguns cuidados devem ser tomados nessas horas de lazer. Além da preocupação com a pele e com a hidratação corporal, as pessoas devem estar atentas aos alimentos, principalmente com a conservação deles. É o que adverte a Vigilância Sanitária de Campos.
Segundo o assessor de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcio Duarte, a população deve observar a procedência, o acondicionamento e a temperatura dos alimentos, sejam eles feitos em casa ou comprados em restaurantes, supermercados ou em ambulantes. Duarte ressalta que durante o verão é comum o aumento de casos de intoxicação alimentar, devido à ingestão de produtos alimentícios que não foram conservados de maneira adequada.
— Nesse período de mais calor, os alimentos se deterioram com mais facilidade, com isso devemos redobrar a atenção na maneira e na qualidade da sua apresentação ao consumidor. As comidas comercializadas em rua podem causar danos à saúde, pois geralmente são embaladas, manipuladas e preparadas de forma inadequada — alertou Márcio, ao acrescentar que os sintomas mais frequentes da intoxicação alimentar são diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre.
Márcio Duarte oriente também como deve ser feito o armazenamento dos alimentos. Ele salientou que alguns produtos precisam de uma atenção diferenciada, como é o caso do gelo, da maionese, do ovo e do leite. “Os alimentos perecíveis como os produtos de origem animal, frutas, verduras e margarinas, devem ser acondicionados conforme o indicado no rótulo. Já os produtos resfriados devem estar em temperaturas de 2º C a 8º C e os congelados devem estar em torno de -12º C. As frutas e verduras devem estar em temperatura amena e mantidas sempre úmidas e frescas. Já o gelo para ser consumido deve estar sempre acondicionado em embalagem específica e ser proveniente de água potável. A maionese deve ser industrializada, sendo proibida a comercialização de maionese produzida artesanalmente, aquelas feitas em casa. O leite e o ovo só devem ser consumidos em estabelecimentos que comprovem a sua origem, observando se na embalagem constam as informações de procedência, a data de validade e o registro do órgão competente, como o Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”.
Sobre os ambulantes, a Vigilância Sanitária orienta que as pessoas devem observar se o local onde estão instalados está em boas condições de higiene e se quem está manipulando os alimentos também está adequado utilizando como uniforme, gorro ou touca, e sapato fechado. Segundo Duarte, é preciso observar também se os produtos à venda estão protegidos contra insetos e poeira. “Os churrasquinhos devem estar acondicionados sob refrigeração e ser assado sempre na presença do consumidor. Os salgadinhos, como coxinhas, pastéis e empadas, só devem ser consumidos se estiverem à venda em estufa com temperatura controlada. Em qualquer que seja o estabelecimento que comercializa alimentos, é direito do consumidor verificar as condições higiênicas do local e se a Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária está atualizada. Este documento deve ficar em local visível e comprova que o estabelecimento foi inspecionado e atendeu aos requisitos sanitários necessários ao seu funcionamento”, orientou.
As ações da Vigilância Sanitária de Campos, na área de alimentos, são executadas por uma equipe técnica, através de inspeções sanitárias programadas para liberação de Licença Sanitária e de intervenções demandadas através de denúncias em estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos. São realizadas ações conjuntas com diversos órgãos, entre eles o Ministério Público, e atividades de educação sanitária como o curso básico para manipuladores de alimentos e campanhas educativas junto à população e comerciantes, com a distribuição de folders e panfletos.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















