Notícia no detalhe
IMTT estuda ordenamento para evitar sobreposição entre ônibus e vans
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) inicia procedimentos para o melhor ordenamento do fluxo viário, para que os serviços de transporte coletivo de passageiros com ônibus urbanos e o transporte alternativo com vans se complementem, evitando a “sobreposição” observada atualmente. Essa é a proposta de um estudo que está sendo realizado pelo IMTT para otimizar o sistema, que desde a administração passada apresenta problemas que prejudicam diretamente os usuários.
— O estudo deverá apontar as mudanças a serem implementadas, através do mapeamento das rotas destes modais de transporte que se complementam. O que vemos hoje é a falta de critério na distribuição das rotas para o atendimento da população. Temos ônibus e vans circulando juntos em muitas linhas e número insuficiente de veículos em outras linhas, especialmente as do interior, onde somente os ônibus circulam. Segundo a legislação municipal, o ônibus é o transporte principal e a van é transporte complementar, alternativo. De acordo com este entendimento, a van deve complementar os trajetos feitos pelas empresas de ônibus – afirmou o presidente do IMTT, Renato Siqueira.
Segundo o presidente do IMTT, um mapeamento está sendo realizado para mostrar os pontos a serem corrigidos. “Há muitas situações que precisam ser revistas. Há lugares como as localidades de Deserto, Batatal e Opinião, por exemplo, que precisam de transporte e contam somente com ônibus, enquanto que em outras áreas estão sobrando, como nos bairros centralizados, como Parque Leopoldina, Nova Brasília e Centro. Estamos analisando tudo com muito cuidado e critério”, acrescentou.
Ainda segundo Renato Siqueira, o estudo prevê um recadastramento das vans, que prestam serviço por “permissão”, diferente da “concessão” dos ônibus. “As vans têm esse caráter de serviço complementar. Elas não podem circular com mais de 15 passageiros, por exemplo, e nem com pessoas em pé. E nem cobrar mais barato que a passagem do ônibus. E por questões da legislação, também precisam atender à gratuidade, como fazem os ônibus”. É importante ressaltar que está sendo estabelecido diálogo com ambos os setores, quando, na sexta-feira (10), foi feita reunião com os representantes dos consórcios dos ônibus e, nesta quarta-feira (15), será feita reunião com os representantes das vans, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















