Notícia no detalhe
Igualdade Racial promove encontro com jornalistas negros
Por: Edson Cordeiro -
Foto: Rogério Azevedo - 24/01/2017 - 16:29:51
A superintendência municipal da Igualdade Racial promoveu, na manhã desta terça-feira (24), em sua sede, um encontro com jornalistas negros de diversos veículos de imprensa de Campos. A proposta foi realizar um bate-papo informal e estreitar laços entre o órgão e os profissionais, considerados fundamentais no processo de conscientização da sociedade nos mais diversos temas, notadamente no da questão da igualdade racial.
— Por muitos anos a imprensa foi considerada o quarto poder, mas hoje pode ser tratada como primeiro poder, devido à sua importância em levar o conhecimento, esclarecimentos e conscientização à comunidade e também “mexer” com a realidade – destacou a superintendente Lucia Talabi.
No encontro, foi dada ênfase à necessidade de uma nova abordagem no que diz respeito ao tratamento das questões que envolvem o negro no município, historicamente centro de uma das regiões do país que mais concentraram negros escravos.
— Como educadora em escolas com alunos negros, tenho percebido que continuamos criando gerações de desestimulados, pessoas sem autoestima. São jovens que encontram no tráfico de drogas, por exemplo, uma estrutura que não é oferecida pelas famílias e nem pela sociedade. E o triste é que a cada trinta daquelas crianças pobres e negras, vemos, em média, apenas três que conseguirão mudar a própria realidade. São crianças e jovens que precisam de enriquecimento de referências, e é nisso que queremos trabalhar – acrescentou a superintendente.
O superintendente adjunto, Rogério Siqueira, também destacou a proposta de uma mudança profunda no tratamento da questão racial no município. “Não queremos apenas oferecer cursos, não apenas a assistência social. Qualificar é importante, mas queremos mais. Queremos ajudar a criar protagonistas, ajudar a criar gerações de negros com consciência crítica, de seu papel transformador. Defendemos a ideia de um viés acadêmico na formulação de políticas públicas, de especialização, de politização do negro”, afirmou.
Lucia Talabi chamou a atenção para a necessidade de uma visão maior sobre a diversidade racial no município. “Não podemos focar só o negro e o branco. Temos o índio que ajudou a formar a sociedade e, ao longo dos anos, Campos recebeu levas de judeus, espanhóis, chineses, coreanos, e muitos outros povos que aqui chegaram, tiveram seus filhos e ajudaram a formar nossa sociedade. Eles estão aqui e isso tem que ser visibilizado”.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















