Notícia no detalhe
Lote Legal: atendimento segue na Fundação Municipal de Esportes
Mais de 4 mil atendimentos já foram realizados pelo Programa Lote Legal. O atendimento é feito no ponto fixo, localizado no ginásio da Fundação Municipal de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento dos interessados está sendo realizado pela internet, no site da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br).
O objetivo do programa é formalizar loteamentos e pequenas construções, com a escritura para legalizar o imóvel. Isso beneficia quem tem casa com metragem de frente que não atende o que determinam as orientações anteriores, que definiam como 7 metros o mínimo exigido. O programa visa promover a legalização de mais de 80 mil imóveis em todo o município.
De acordo com o coordenador do Lote Legal, André Deviot, o programa segue até dezembro e o saldo tem sido positivo. “A procura tem sido satisfatória. Já foram realizados mais de 4 mil atendimentos e este número deve crescer até dezembro” disse.
Duas frentes de trabalho estão sendo executadas. Uma delas é a regularização de terrenos com faixa e metragem quadrada menor do que o que esstabelece a legislação vigente, e construções e edificações irregulares ou clandestinas em loteamentos regulares, onde há possibilidade de tirar a escritura, porém, o proprietário, por ter irregularidades na metragem do terreno ou na construção, não consegue legalizar o imóvel.
Outra frente é a regularização fundiária, que é a regularização de áreas totalmente clandestinas ou irregulares, onde nenhum dos moradores possui escritura ou possibilidade de regularização, pois os seus loteamentos não passaram por aprovação da prefeitura ou foram feitos em desconformidade com a lei vigente. Neste caso, a regularização é do bairro como um todo.
Documentos- Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, CPF ou CNH; documento que comprove a propriedade ou posse (escritura, contrato de compra e venda ou recibo de compra e venda); cópia ou espelho do IPTU; planta do imóvel (se tiver) e comprovante de residência.
No caso de regularização fundiária, o município montará um grupo de trabalho para ir a todos os bairros que possuem uma área totalmente irregular, pois nestes casos não há possibilidade de regularizar cada um individualmente, e sim, regularizar o loteamento por completo, conforme regulamenta a Lei Municipal 8.290, de 22 de março de 2012.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles