Notícia no detalhe
Café da manhã no Projeto Musculação para a Terceira Idade
Os alunos do Projeto Musculação para a Terceira Idade, da Fundação Municipal de Esportes (FME), em parceria com a Universidade Estácio de Sá, participaram de um café da manhã, com palestras e atividades sobre vida saudável, nesta terça-feira (28), em comemoração ao Mês do Idoso. O evento foi aberto pelo presidente da FME, Magno Prisco.
- É muito bom o relacionamento entre a universidade, os professores e os alunos do projeto. Com este clima harmonioso, as atividades fluem melhor. Os resultados acontecem com mais rapidez. A estrutura da academia é muito boa, o atendimento também – disse Maguinho, após visitar o espaço, que tem equipamentos adequados para a terceira idade. Ele lembrou que o projeto é realizado também na Academia de Musculação Saúde Total.
Um dos palestrantes do evento foi o professor de educação física do projeto, Leandro Rangel. Ele falou sobre os benefícios da musculação para os idosos e a melhoria da qualidade de vida, por exemplo, para as mulheres após a menopausa e para quem tem diabetes. Leandro alertou que o sedentarismo é uma das causas da obesidade e ressaltou a importância de uma alimentação saudável.
O professor do Curso de Pedagogia da Estácio, Auner Pereira Carneiro, fez uma dinâmica em grupo sobre a comunicação através dos gestos. “Com mais gente a favor de gente, em cada lar, em cada nação, não haverá gente difícil, e sim, mas gente com coração” , ensinou.
A fonoaudióloga do Centro Auditivo Telex, Daiane Rodrigues Pinheiro, deu dicas importantes para evitar a perda da audição: não mergulhar nem se banhar em água suja, não utilizar medicamentos sem indicação médica, evitar exposição aos sons altos por período prolongado e utilizar equipamento de proteção individual em locais de trabalho onde o ruído exceder os limites permitidos.
Ela apontou alguns sinais e sintomas da perda auditiva: troca nas palavras, dificuldade em acompanhar conversas, dificuldade para ouvir à distância, aumento do volume da TV e do rádio, dificuldade na localização da fonte sonora, presença constante de zumbido e depressão com isolamento social. “Não mascare os sintomas. Se está com dificuldade, procure ajuda, vá ao otorrinolaringologista”, orienta.
A fonoaudióloga alerta, ainda, que o uso de cotonetes para tirar cera do ouvido pode causas danos à audição. Após a palestra, foram realizados testes, para detectar possíveis problemas de audição.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda