Notícia no detalhe
Café da manhã no Projeto Musculação para a Terceira Idade
Os alunos do Projeto Musculação para a Terceira Idade, da Fundação Municipal de Esportes (FME), em parceria com a Universidade Estácio de Sá, participaram de um café da manhã, com palestras e atividades sobre vida saudável, nesta terça-feira (28), em comemoração ao Mês do Idoso. O evento foi aberto pelo presidente da FME, Magno Prisco.
- É muito bom o relacionamento entre a universidade, os professores e os alunos do projeto. Com este clima harmonioso, as atividades fluem melhor. Os resultados acontecem com mais rapidez. A estrutura da academia é muito boa, o atendimento também – disse Maguinho, após visitar o espaço, que tem equipamentos adequados para a terceira idade. Ele lembrou que o projeto é realizado também na Academia de Musculação Saúde Total.
Um dos palestrantes do evento foi o professor de educação física do projeto, Leandro Rangel. Ele falou sobre os benefícios da musculação para os idosos e a melhoria da qualidade de vida, por exemplo, para as mulheres após a menopausa e para quem tem diabetes. Leandro alertou que o sedentarismo é uma das causas da obesidade e ressaltou a importância de uma alimentação saudável.
O professor do Curso de Pedagogia da Estácio, Auner Pereira Carneiro, fez uma dinâmica em grupo sobre a comunicação através dos gestos. “Com mais gente a favor de gente, em cada lar, em cada nação, não haverá gente difícil, e sim, mas gente com coração” , ensinou.
A fonoaudióloga do Centro Auditivo Telex, Daiane Rodrigues Pinheiro, deu dicas importantes para evitar a perda da audição: não mergulhar nem se banhar em água suja, não utilizar medicamentos sem indicação médica, evitar exposição aos sons altos por período prolongado e utilizar equipamento de proteção individual em locais de trabalho onde o ruído exceder os limites permitidos.
Ela apontou alguns sinais e sintomas da perda auditiva: troca nas palavras, dificuldade em acompanhar conversas, dificuldade para ouvir à distância, aumento do volume da TV e do rádio, dificuldade na localização da fonte sonora, presença constante de zumbido e depressão com isolamento social. “Não mascare os sintomas. Se está com dificuldade, procure ajuda, vá ao otorrinolaringologista”, orienta.
A fonoaudióloga alerta, ainda, que o uso de cotonetes para tirar cera do ouvido pode causas danos à audição. Após a palestra, foram realizados testes, para detectar possíveis problemas de audição.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa