Notícia no detalhe
Programa de Genética no CRTCA II é referência no país
O Serviço de Genética Médica Municipal, realizado no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA – Pólo II), na Rua Visconde do Itaboraí, 80, recebeu nesta terça-feira (27), a visita da prefeita Rosinha Garotinho. Ao lado do médico geneticista Marcelo Coutinho, Rosinha destacou que o serviço é referência no país, com atendimento a pacientes não só de Campos, mas de municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.
- O CRTCA II, como o nome já diz, é referência em diversos atendimentos de qualidade, entre eles, pacientes com anomalias congênitas na face e o Programa de Genética, que identifica doenças raras, com tratamento gratuito - destacou a prefeita.
De acordo com Marcelo, ao todo 3.500 pacientes são atendidos no serviço. “Existem duas formas para os pacientes terem acesso ao serviço. Uma delas é através de encaminhamento médico. Outra é o agendamento de consultas pela internet, quando realizamos a filtragem e avaliamos o que é informado nos dados do paciente”, explicou.
Marcelo contou que tem parceria científica que abriu portas para a realização de estudos clínicos do Serviço de Genética Médica e parceria com outras instituições internacionais que permitem a realização de exames genéticos gratuitos à população.
- O sangue coletado aqui no CRTCA II é encaminhado, com autorização da Agência Nacional da Saúde (Anvisa), para laboratórios de países, como Alemanha, Estados Unidos e França. Os resultados dos exames genéticos saem em 30 dias”, informou.
O serviço oferece ainda, a terapia enzimática aos pacientes de doenças raras, estabilizando o quadro deles e evitando que tenham outro problema de saúde em decorrência da anomalia.
A jovem Cláudia Mota de Oliveira, 21 anos, sofre de mucopolissacaridose, uma doença metabólica hereditária. Ela estava na terapia durante a visita da prefeita e disse que ficou sabendo do serviço de genética em Campos quando se tratava no Rio Janeiro.
- A médica que me atendia lá no Rio me informou que o médico Marcelo era seu amigo e nos indicou a procurá-lo. Assim nós fizemos, e há um ano e meio sou paciente dele. O atendimento é muito bom, sem falar na higiene que é a sala da terapia enzimática - disse Cláudia, que estava acompanhada da mãe, a dona de casa Givanilda Mota de Oliveira, 40 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 13:14:42 Programa Fallow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
- 25/11/2025 10:58:27 Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
- 25/11/2025 09:55:43 CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
- 25/11/2025 09:08:12 Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
Programa Fallow UP celebra Dia Mundial da Prematuridade
2511 10h58Campos sediará o Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro
2511 09h55CEO de startup apoiada pela Seduct lança livro sobre Bioeconomia nesta terça
2511 09h08Prefeitura forma mais de 700 alunos em cursos de qualificação profissional
2411 19h21Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















