Notícia no detalhe
Secretaria Estadual de Saúde confirma: não há surto de meningite em Campos
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Superintendência de Comunicação - 18/07/2016 - 14:18:46
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira (18), por email, que não há, até o momento, surto de meningite em Campos. O email foi assinado pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Estadual, Rita Vassoler, a pedido do subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Otávio Chieppe, que recebeu na semana passada, a solicitação do responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a fim de tranquilizar a população.
- Informamos que esta área técnica está acompanhando os casos de meningite notificados pela Vigilância Municipal de Campos dos Goytacazes a esta Gerência. Até o presente momento, baseando-se nos casos que nos foram notificados e nas informações que nos foram repassadas pela Vigilância Municipal de Campos dos Goytacazes, quantifica-se um coeficiente de incidência da Doença Meningocócica de 0,82/100.000 habitantes”, diz a nota.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, afirmou inúmeras vezes, ao longo das últimas semanas, que os cuidados não devem diminuir e que a população deve manter os cartões de vacinação em dia, pois o quadro é de alerta no período de inverno, por se tratar de doença sazonal.
- Mais uma vez afirmamos que a Secretaria Municipal de Saúde trata a questão da notificação aos órgãos competentes com muito cuidado e responsabilidade. Não existe interesse em esconder casos de meningite. A nota e a confirmação do Estado só confirmam a seriedade do nosso trabalho - disse Geraldo Venâncio.
A nota diz ainda que “A situação de Campos, em relação à doença meningocócica, configura-se como de alerta. Até a presente data nos foram notificados 22 casos suspeitos de meningites em geral. Destes 22 casos suspeitos, dois casos foram confirmados como doença meningocócica (sendo um deles considerado caso co-primário) e mais dois casos estão sendo conduzidos como doença meningocócica, mas ainda sem confirmação laboratorial”.
A Secretaria Estadual de Saúde reforçou também a informação veiculada pela Secretaria Municipal de Saúde a respeito de como é feita a configuração de um diagnóstico de surto.
“Torna-se extremamente importante ressaltar que para que haja a configuração de um surto comunitário de doença meningocócica, o diagnóstico laboratorial da doença é imprescindível, visto que para o Ministério da Saúde o seguinte conceito é aplicado: “Ocorrência de três ou mais casos primários, do mesmo sorogrupo, confirmados por critério laboratorial específico (Cultura e/ou PCR) em período inferior ou igual a tês meses, em residentes da mesma área geográfica, que não sejam comunicantes entre si, resultando em uma taxa de ataque primária ≥10 casos/100 mil habitantes”.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















