Notícia no detalhe
Dezenas de beneficiados em Campos com a cirurgia bariátrica
A prefeitura prossegue beneficiando diversas pessoas com a cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica), com tudo pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é feito no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e na Santa Casa de Misericórdia, garantindo mais saúde e qualidade de vida aos pacientes. É o caso da educadora Solange Maria Freitas, 54 anos, que fez a redução no último sábado (18) no Álvaro Alvim. Ela terá alta hoje (terça-feira, 21).
- Estou muito feliz com o resultado e com minha recuperação. Tinha 110 kg e, quando cheguei ao hospital, no sábado, para fazer a cirurgia, estava com 98 kg. Já estou me sentindo bem melhor e com menos dores no joelho. A cirurgia ajuda não apenas a emagrecer, mas a ganhar qualidade de vida. Estou na expectativa de perder, em média, 30 kg - ressaltou Solange.
A Santa Casa de Misericórdia realizou outras duas cirurgias nesta segunda-feira (20). Desde o início da implantação do serviço em Campos, em junho deste ano, a unidade hospitalar realizou 13 procedimentos, enquanto o HEAA realizou 26, segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
- Os beneficiados estão recebendo o acompanhamento necessário da secretaria, através do Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia). O acompanhamento inclui atendimento de equipe multidisciplinar e os medicamentos específicos para a assistência integral - afirmou o secretário.
Segundo a endocrinologista e supervisora técnica de Endocrinologia do Hiperdia, Ana Paula Galvão, o Hospital de Ipanema era o único no estado que fazia o procedimento gratuitamente. Cerca de 5 mil pacientes aguardam na lista de espera do Estado. “Os ganhos são estéticos e psicológicos. Os pacientes deixam de ser diabéticos e hipertensos, voltam a fazer atividades físicas, deixam de roncar e melhoram o relacionamento com seus parceiros”, afirmou.
A cirurgia custa, em média, R$ 18 mil na rede particular. O convênio firmado pela secretaria, através da Gestão Plena da Saúde, prevê cinco procedimentos por mês em cada uma das unidades. A cirurgia é indicada para obesos com Indice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais (obesidade mórbida) ou acima de 35, mas que possuam ao menos uma co-morbidade associada à obesidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda