Notícia no detalhe
Campos realiza o 2º Festival de Capoeira das Escolas
A Prefeitura de Campos, através das Fundações Oswaldo Lima e Zumbi dos Palmares e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação da Cultura Brasileira de Arte Capoeira (Caymá Capoeira), realizou no último sábado (18), na Escola Estadual Constantino Fernandes, no Bairro do Jockey Club, o 2º Festival de Capoeira das Escolas.
A competição foi organizada pelo instrutor Gilberto Coutinho, conhecido como Totinho, sob supervisão do Mestre Peixinho. Na abertura do evento o diretor da escola, Fernando Vasconcelos, falou sobre a relação estreita da educação com a cultura e os bons resultados obtidos pelos alunos com a capoeira: “Nós entendemos que não basta o aluno conviver dentro da sala de aula. Temos de promover projetos culturais, como o “Capoeira na Escola”. A capoeira tem melhorado o rendimento escolar dos alunos. Eles têm estado mais equilibrados, têm melhorado a disciplina e a vontade de estudar, disse ele.
Mãe de três alunos, a dona de casa Vanderléia Nascimento de Souza, 42 anos, é uma das que acredita no projeto. “Muito importante ter os meus filhos juntos. Tem uma filha que é deficiente e como ela se desenvolveu bem através da capoeira. Só tenho que agradecer a Totinho pelo trabalho que ele desenvolve”, comentou. Segundo o instalador hidráulico Alvaro Renato Pessanha Belém, 49, os jovens devem procurar atividades esportivas para que não fiquem ociosos.
Após a fala do diretor foi composta a mesa de convidados. Entre eles estavam os professores Coité (São Paulo-SP), Preto (Salvador-BA), Matamba (Vitória-ES), Spoker (Itaboraí-RJ) e Barra Preta (Cordeiro-RJ). Em seguida foi executado o Hino Nacional e dado início ao Festival com a apresentação dos capoeiristas do Projeto “Capoeira na Escola”, que envolve crianças de 3 a 14 anos das Escolas Municipais Mária Lúcia, Alcino Bessa, Valmar Lavo Barros, Vilma Tâmega, Fundação Municipal da Infância e Juventude, PETI, e as Escolas Estaduais Constantino Fernandes, Thiers Cardoso, Liceu e Isepam.
Depois da apresentação dos capoeiristas, foi apresentado o espetáAculo “História do Boi Lambeu e seus alegres brincantes”, montado pela Cia. Gente de Teatro (Núcleo de Arte e Cultura), com texto do mestre em Comunicação e Secretário de Cultura de Campos, Orávio de Campos, e que conta toda a ligação do boi com o homem desde a Grécia Antiga passando por todas as regiões rurais até Campos.
No encerramento do 2º Festival de Capoeira das Escolas aconteceu o batizado, a troca de faixas e a premiação com medalhas e troféus distribuídos para cada uma das instituições participantes.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/07/2025 15:31:23 Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
- 19/07/2025 10:19:28 Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
- 19/07/2025 09:49:02 Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
- 19/07/2025 09:15:13 Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
- 19/07/2025 08:31:47 Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
1907 10h19Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
1907 09h15Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
1907 09h49Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
1907 08h31Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda