A prefeita Rosinha Garotinho recebeu na manhã desta quinta-feira (28) representantes da Transpetro S.A., que informaram a ela sobre a extensão da rede de gasoduto existente dentro do município e no entorno dele.
Rosinha recebeu da equipe da maior transportadora de gás natural do país, um CD com o mapeamento de toda a área por onde passa o gasoduto, com informações estruturais, escavações, limpeza mecânica de dutos, inspeção de corrosão dos dutos, transposições de vias, entre outras.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Jorge William Cabral, informou que este encontro é realizado a cada quatro anos, quando há renovação do gestor do município. “Desta vez os representantes da Transpetro informaram sobre questões de segurança, para que o município tenha conhecimento do trabalho realizado pela empresa”, disse.
Willian informou que a maioria dos ramais de gasoduto passa por dentro de propriedades rurais e que até então, o município não tinha conhecimento. “Agora, qualquer tipo de intervenção daqui para frente por parte da transportadora, será oficializado ao município”, destacou.
O subsecretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, César Romero, disse que a equipe de governo foi informada que em torno do município existem 139 quilômetros de rede de gasoduto e dentro do município, 75 quilômetros. "Agora, a Transpetro irá nos informar essas extensões oficialmente. A intenção da transportadora é expandir ainda mais a rede na região em função do Complexo Portuário do Açu, Complexo Logístico Farol-Barra do Furado e demais empresas que estão chegando", acrescentou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Zacarias Albuquerque, a partir deste encontro, o município passa a ter uma atuação conjunta com a Transpetro para a segurança desses equipamentos importantes, que são os dutos para o Brasil.
- Eles são importantes para Campos também, pois estes dutos nos fornecem gás para abastecimento veicular e de moradias da cidade - disse Zacarias, informando que a partir deste encontro, a secretaria vai vincular licenciamento ambiental nas áreas por onde passam os dutos.