Notícia no detalhe
Agentes comunitários treinados para mais um Dia D contra Aedes aegypti
Os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) foram treinados nesta sexta-feira (12) para o Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti, que acontece sábado (13). A capacitação foi realizada no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura. Eles receberam instruções do vice-prefeito, Doutor Chicão; do subsecretário de Saúde, Roberto Voguel; e do biólogo e supervisor de combate à Dengue, Eufrázio Lisboa.
- Nosso maior exército é a prevenção. É a população. Tivemos aumento de 2 mil% de casos confirmados de dengue já no início deste ano, comparando ao mesmo período do ano passado. E mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. Cada um precisa fazer sua parte. O maior número de casos ainda deve acontecer nos meses de março e abril – disse o vice-prefeito.
Desde o dia 1º de fevereiro, os agentes já estão participando do Plano de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município, ajudando no enfrentamento ao mosquito aedes aegypti junto aos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em suas áreas de atuação.
O subsecretário afirmou que o Dia D, que prossegue neste sábado (13), das 8h às 14h, representa um grande ato de cidadania. “Porém, de forma isolada, o DIA D não vai acabar com os mosquitos. Vai aumentar a conscientização, mas a ação não deve ser integrada apenas entre os órgãos da Prefeitura, e sim, entre os moradores de cada bairro, evitando os criadouros”, explicou Voguel.
O papel dos agentes no enfrentamento ao Aedes aegypti é encaminhar os casos suspeitos de dengue às Unidades Básicas de Saúde; atuar junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção; informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores; vistoriar o domicílio, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros, etc.
E ainda orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos; remover mecanicamente os ovos e larvas do mosquito; encaminhar ao agente de controle de endemias do CCZ os casos de verificação de criadouros de difícil acesso ou que necessitem do uso de larvicidas/biolarvicidas; e promover reuniões com a comunidade com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 12:28:25 Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
- 11/03/2026 10:46:24 PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
- 11/03/2026 09:47:24 Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
- 11/03/2026 09:42:26 Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
- 11/03/2026 09:40:18 Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
1103 10h46PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
1103 09h47Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
1103 09h42Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
1103 09h40Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















