Notícia no detalhe
Terrenos baldios limpos evitam diversas doenças
Em tempos de números confirmados de dengue e de casos de zika vírus e febre chikungunya em Campos, os proprietários de terrenos baldios também devem entrar no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor dessas doenças. A ideia é sempre garantir a saúde pública e o bem-estar da população. Segundo o superintendente de Postura Municipal, Fabiano de Araújo Mariano, o Código de Postura diz que os proprietários são os principais responsáveis pela manutenção, limpeza, bem como cercar e murar os próprios imóveis.
Mariano informou que a maioria das fiscalizações realizadas no município se dá através de denúncias realizadas pelo número (22) 2723-3781. O superintendente informou que no mês de dezembro, uma média de 80 denúncias foi feita ao órgão.
“É um problema em que os proprietários devem ter mais consciência. Assim que recebemos denúncia, os fiscais vão até o local para realizar a identificação visual. Existindo a irregularidade, os fiscais realizam uma busca no banco de dados da Secretaria de Fazenda para identificar o número de inscrição do logradouro. Identificado, o proprietário é notificado para que, no prazo de 20 a 30 dias, realize a manutenção necessária no terreno”, comentou.
Mariano ressaltou ainda que o Código de Postura diz que o poder público deve realizar a limpeza do terreno caso o proprietário não a faça. “A Superintendência de Limpeza Pública realiza o trabalho de limpeza, o que gera despesa para o município. Essa despesa é cobrada ao proprietário do terreno em Diário Oficial”, ressaltou.
A colaboração frente a este trabalho também é de toda a população, segundo informou o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales. Ele ressalta que o município construiu dezenas de Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves) para evitar que entulhos sejam despejados em terrenos baldios.
“Os lixos comuns também não devem ser depositados nesses terrenos, pois são coletados diariamente. Orientamos que esse lixo seja ensacado, de preferência separado como lixo seco e lixo úmido, colocado na frente da casa para que a Concessionária Vital Engenharia possa realizar a coleta. Assim estaremos evitando proliferação de insetos e bichos e multas da Postura Municipal aqueles que despejarem lixos em terrenos baldios ou em vias públicas”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















