Notícia no detalhe
Terrenos baldios limpos evitam diversas doenças
Em tempos de números confirmados de dengue e de casos de zika vírus e febre chikungunya em Campos, os proprietários de terrenos baldios também devem entrar no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor dessas doenças. A ideia é sempre garantir a saúde pública e o bem-estar da população. Segundo o superintendente de Postura Municipal, Fabiano de Araújo Mariano, o Código de Postura diz que os proprietários são os principais responsáveis pela manutenção, limpeza, bem como cercar e murar os próprios imóveis.
Mariano informou que a maioria das fiscalizações realizadas no município se dá através de denúncias realizadas pelo número (22) 2723-3781. O superintendente informou que no mês de dezembro, uma média de 80 denúncias foi feita ao órgão.
“É um problema em que os proprietários devem ter mais consciência. Assim que recebemos denúncia, os fiscais vão até o local para realizar a identificação visual. Existindo a irregularidade, os fiscais realizam uma busca no banco de dados da Secretaria de Fazenda para identificar o número de inscrição do logradouro. Identificado, o proprietário é notificado para que, no prazo de 20 a 30 dias, realize a manutenção necessária no terreno”, comentou.
Mariano ressaltou ainda que o Código de Postura diz que o poder público deve realizar a limpeza do terreno caso o proprietário não a faça. “A Superintendência de Limpeza Pública realiza o trabalho de limpeza, o que gera despesa para o município. Essa despesa é cobrada ao proprietário do terreno em Diário Oficial”, ressaltou.
A colaboração frente a este trabalho também é de toda a população, segundo informou o superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales. Ele ressalta que o município construiu dezenas de Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves) para evitar que entulhos sejam despejados em terrenos baldios.
“Os lixos comuns também não devem ser depositados nesses terrenos, pois são coletados diariamente. Orientamos que esse lixo seja ensacado, de preferência separado como lixo seco e lixo úmido, colocado na frente da casa para que a Concessionária Vital Engenharia possa realizar a coleta. Assim estaremos evitando proliferação de insetos e bichos e multas da Postura Municipal aqueles que despejarem lixos em terrenos baldios ou em vias públicas”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:35:18 Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
- 12/01/2026 19:21:39 FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
1201 19h21FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
1201 19h01Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas




















