Notícia no detalhe
Fundecam analisa projetos para implantação de frigoríficos
O Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) analisa cinco projetos de plantas industriais para a implantação de frigoríficos de abate e beneficiamento de carnes. As cartas-consulta em análise chegam ao Fundo no momento em que técnicos do Fundecam e da secretaria de Agricultura fazem o levantamento das potencialidades de produção de carne na Baixada Campista, nos distritos das regiões norte e sul do município. De acordo com o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, o levantamento atende às recomendações do prefeito Nelson Nahim, que pretende viabilizar a formação de uma cadeia frigorífica como solução para os problemas de abate clandestino no município. O prefeito entende que os abates clandestinos decorrem justamente da falta de frigoríficos dotados de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF).
"Após o levantamento, que verificará o número de rebanhos, o número estimado de abates em cada região e, ainda, outros dados da secretaria de Agricultura e do trabalho da cadeia produtiva da carne levantados pela Uenf, verificaremos a viabilidade do município ter um grande frigorífico central, ou mesmo se será mais viável a implantação de dois ou três frigoríficos de menor porte em pontos estratégicos do município”, explicou Crespo.
O presidente do Fundecam diz que, numa análise primária, deverá prevalecer a segunda alternativa (frigoríficos menores em pontos diferentes de Campos), tendo em vista implicar em menores custos para investimento, retorno mais rápido e menor custo de logística: “Se tivermos um frigoríco em cada região do interior, isso trará benefícios aos pequenos e médios criadores de gado, que vão ter menos custo com frete, por exemplo", detalhou.
Eduardo Crespo acrescentou que um grupo de trabalho foi criado para discutir o assunto e destacou que a criação do Fundeleite, que é uma linha específica do Fundecam para fomentar a produção de carne e de leite, vai corroborar com a proposta do prefeito Nelson Nahim de incrementar o segmento de pecuária, com adequação de logística para abate, beneficiamento, armazenamento e transporte para comercialização.
"Vamos ter nova reunião, para agilizar os procedimentos com os membros do grupo de trabalho, ao mesmo tempo em que membros do Conselho Gestor trabalham na análise técnica dos projetos para dar agilidade aos procedimentos que visam dotar Campos de uma estrutura eficiente e ágil, com Serviço de Inspeção Federal, já que, com o SIF, a carne produzida em Campos poderá ser comercializada em outros estados e até mesmo exportada, situação que vai conferir maior valor agregado à atividade pecuária", concluiu Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore