Notícia no detalhe
Operação Zero Esgoto utiliza mini robô para acabar com esgoto no Campos-Macaé
Identificar e acabar com ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais bem como as ligações antigas das redes de esgoto em redes pluviais, e ainda identificar e consertar vazamentos da rede de esgoto próximos aos ralos das redes pluviais, e assim eliminar o lançamento de esgoto no Canal Campos-Macaé, e posteriormente no Canal Coqueiros. Este é o objetivo da Operação “Zero Esgoto no Canal Campos-Macaé”, que teve início nesta sexta-feira (6) no bairro Pelinca.
A Rua Sacadura Cabral foi a primeira a ter pontos de conexões de rede de esgoto com a rede pluvial que despeja os dejetos no Canal Campos-Macaé.
Para identificar os pontos de conexão do esgoto com as redes pluviais, são utilizados dois robôs anfíbios que iluminam o interior das galerias, filmam e fotografam os pontos para intervenções. A operação é um trabalho da Prefeitura de Campos, da concessionária Águas do Paraíba, e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Autoridades da Prefeitura, do Inea e da Águas do Paraíba acompanharam na manhã desta sexta-feira, os trabalhos na Avenida Pelinca, num dos pontos identificados com conexão da rede de esgoto com a rede pluvial, devido a vazamento de esgoto de um poço de visita, onde o esgoto entrava na rede pluvial.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel; o vice, Zacarias Albuquerque; o superintendente de Comunicação Social, Sérgio Cunha; o superintendente do Inea, Fernando Guida; o superintendente Operacional da Águas do Paraíba, Juscélio Azeredo Souza; e o gerente de Operações da RM Saneamento, João Lione, que coordena os trabalhos dos técnicos com os mini robôs, que percorrem trechos de até 300 metros dentro das redes subterrâneas.
- Este trabalho é importante sob o aspecto ambiental, porque vamos eliminar o lançamento do esgoto no Canal Campos-Macaé e porque vai acabar com o mau cheiro decorrente do esgoto na rede de drenagem (pluvial) – disse o secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel.
Outro benefício, segundo o secretário, é que nestes pontos geralmente ocorrem vazamentos, que provocam afundamento da pista, e após os reparos nas redes, a base da rua é reconstituída e o local recebe novamente a camada asfáltica, eliminando o afundamento na via.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia