Notícia no detalhe
Operação Zero Esgoto utiliza mini robô para acabar com esgoto no Campos-Macaé
Identificar e acabar com ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais bem como as ligações antigas das redes de esgoto em redes pluviais, e ainda identificar e consertar vazamentos da rede de esgoto próximos aos ralos das redes pluviais, e assim eliminar o lançamento de esgoto no Canal Campos-Macaé, e posteriormente no Canal Coqueiros. Este é o objetivo da Operação “Zero Esgoto no Canal Campos-Macaé”, que teve início nesta sexta-feira (6) no bairro Pelinca.
A Rua Sacadura Cabral foi a primeira a ter pontos de conexões de rede de esgoto com a rede pluvial que despeja os dejetos no Canal Campos-Macaé.
Para identificar os pontos de conexão do esgoto com as redes pluviais, são utilizados dois robôs anfíbios que iluminam o interior das galerias, filmam e fotografam os pontos para intervenções. A operação é um trabalho da Prefeitura de Campos, da concessionária Águas do Paraíba, e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Autoridades da Prefeitura, do Inea e da Águas do Paraíba acompanharam na manhã desta sexta-feira, os trabalhos na Avenida Pelinca, num dos pontos identificados com conexão da rede de esgoto com a rede pluvial, devido a vazamento de esgoto de um poço de visita, onde o esgoto entrava na rede pluvial.
Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel; o vice, Zacarias Albuquerque; o superintendente de Comunicação Social, Sérgio Cunha; o superintendente do Inea, Fernando Guida; o superintendente Operacional da Águas do Paraíba, Juscélio Azeredo Souza; e o gerente de Operações da RM Saneamento, João Lione, que coordena os trabalhos dos técnicos com os mini robôs, que percorrem trechos de até 300 metros dentro das redes subterrâneas.
- Este trabalho é importante sob o aspecto ambiental, porque vamos eliminar o lançamento do esgoto no Canal Campos-Macaé e porque vai acabar com o mau cheiro decorrente do esgoto na rede de drenagem (pluvial) – disse o secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel.
Outro benefício, segundo o secretário, é que nestes pontos geralmente ocorrem vazamentos, que provocam afundamento da pista, e após os reparos nas redes, a base da rua é reconstituída e o local recebe novamente a camada asfáltica, eliminando o afundamento na via.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18