Notícia no detalhe
Rosinha assina 51 contratos para microcrédito com menor taxa de juros do Brasil
“Na vida, temos a opção de nos agarrarmos à oportunidade ou ao arrependimento. Neste ato, a Prefeitura dá apenas a oportunidade de acesso ao crédito para investimento e capital de giro com juros subsidiados com a menor taxa do Brasil, mas o talento e o espírito empreendedor são de cada um de vocês. Parabenizo a cada um pelo empenho e pelo empreendedorismo e, por isso, nós confiamos em vocês e concedemos o empréstimo com recursos dos royalties. É um apoio para que avancem e se tornem microempresários, a exemplo de Thábata Gusmão, microempreendedora de Travessão, que teve o apoio do Fundecam e hoje é empresária com suas produções de bolsas, tem loja no Shopping e se prepara para exportar seus produtos”. A declaração foi feita pela Prefeita Rosinha Garotinho, durante solenidade de assinatura de contratos de crédito para microempreendedores individuais, com juros de 2% ao ano pelo Fundecam.
A solenidade foi prestigiada por microempreendedores, que já tomaram empréstimos através do Fundecam Equalizante, modalidade de crédito na qual o microempreendedor individual fazia o empréstimo diretamente na Caixa Econômica e no Banco do Brasil a 5,5% ao mês e a Prefeitura fazia a equalização dos juros, ou seja, o tomador do empréstimo pagava apenas 2% ao ano e a Prefeitura pagava a diferença.
O presidente do Fundecam, Otávio Amaral, explicou que o governo federal, em função da crise, suspendeu os empréstimos com juros subsidiados para o microcrédito através desses dois bancos. Ele falou sobre a importância da decisão da Prefeita Rosinha Garotinho em autorizar os empréstimos para capital de giro e investimentos para fomentar o microempreendedorismo.
- Antes de 2008 o Fundecam somente privilegiava com o crédito grandes empresas e resultou num rombo de R$ 300 milhões nos cofres da Prefeitura. Mas a partir de 2009, quando iniciou o governo na gestão da Prefeita Rosinha, ela reestruturou o Fundecam e passou a contemplar as médias e pequenas empresas e, também, priorizar o microempreendedor, porque estes são os segmentos que mais geram empregos e movimentam a economia. Infelizmente, a falta de recursos levou o governo federal a suspender o microcrédito no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, mas graças à sensibilidade da Prefeita Rosinha, que desde outubro de 2014 previu a crise e adotou medidas preventivas, enfrentamos a crise com menos impacto que sofre o governo federal. Os Bancos praticam taxa na casa de 400% ao ano; o cheque especial está a 300% ao ano, mas o Fundecam tem a menor taxa do Brasil, a apenas 2% ao ano”, destacou Otávio Amaral.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
- 13/05/2025 14:40:24 Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
- 13/05/2025 13:28:42 Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
- 13/05/2025 13:21:21 Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
- 13/05/2025 09:07:14 Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
1305 14h40Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
1305 13h28Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
1305 13h21Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
1305 09h07Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado