Notícia no detalhe
Rosinha assina 51 contratos para microcrédito com menor taxa de juros do Brasil
“Na vida, temos a opção de nos agarrarmos à oportunidade ou ao arrependimento. Neste ato, a Prefeitura dá apenas a oportunidade de acesso ao crédito para investimento e capital de giro com juros subsidiados com a menor taxa do Brasil, mas o talento e o espírito empreendedor são de cada um de vocês. Parabenizo a cada um pelo empenho e pelo empreendedorismo e, por isso, nós confiamos em vocês e concedemos o empréstimo com recursos dos royalties. É um apoio para que avancem e se tornem microempresários, a exemplo de Thábata Gusmão, microempreendedora de Travessão, que teve o apoio do Fundecam e hoje é empresária com suas produções de bolsas, tem loja no Shopping e se prepara para exportar seus produtos”. A declaração foi feita pela Prefeita Rosinha Garotinho, durante solenidade de assinatura de contratos de crédito para microempreendedores individuais, com juros de 2% ao ano pelo Fundecam.
A solenidade foi prestigiada por microempreendedores, que já tomaram empréstimos através do Fundecam Equalizante, modalidade de crédito na qual o microempreendedor individual fazia o empréstimo diretamente na Caixa Econômica e no Banco do Brasil a 5,5% ao mês e a Prefeitura fazia a equalização dos juros, ou seja, o tomador do empréstimo pagava apenas 2% ao ano e a Prefeitura pagava a diferença.
O presidente do Fundecam, Otávio Amaral, explicou que o governo federal, em função da crise, suspendeu os empréstimos com juros subsidiados para o microcrédito através desses dois bancos. Ele falou sobre a importância da decisão da Prefeita Rosinha Garotinho em autorizar os empréstimos para capital de giro e investimentos para fomentar o microempreendedorismo.
- Antes de 2008 o Fundecam somente privilegiava com o crédito grandes empresas e resultou num rombo de R$ 300 milhões nos cofres da Prefeitura. Mas a partir de 2009, quando iniciou o governo na gestão da Prefeita Rosinha, ela reestruturou o Fundecam e passou a contemplar as médias e pequenas empresas e, também, priorizar o microempreendedor, porque estes são os segmentos que mais geram empregos e movimentam a economia. Infelizmente, a falta de recursos levou o governo federal a suspender o microcrédito no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, mas graças à sensibilidade da Prefeita Rosinha, que desde outubro de 2014 previu a crise e adotou medidas preventivas, enfrentamos a crise com menos impacto que sofre o governo federal. Os Bancos praticam taxa na casa de 400% ao ano; o cheque especial está a 300% ao ano, mas o Fundecam tem a menor taxa do Brasil, a apenas 2% ao ano”, destacou Otávio Amaral.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles