Notícia no detalhe
Iniciado no Jardim do Liceu o 1º Festival Doces Palavras
Teve início na noite desta quarta-feira (23), em Campos, o 1º Festival Doces Palavras, primeiro festival de literatura e doces do Brasil. O evento, organizado pela Associação de Imprensa Campista e pela Academia Campista de Letras, é realizado em parceria com a Prefeitura de Campos, prossegue até domingo (27), com ampla e diversificada programação, sempre a partir das 10h. O evento tem apoio ainda da 12ª subseção da OAB, Câmara de Vereadores, Uenf, IFF e Liceu de Humanidades de Campos.
Os doces artesanais, que estão sendo comercializados, contam parte da história de Campos. As atividades culturais acontecem na histórica Praça do Liceu de Humanidades de Campos e nos prédios históricos do quadrilátero da praça, que são o Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo; palacete Villa Maria, Casa de Cultura da Uenf; Espaço Antônia Leitão, na sede da OAB/Campos; e no saguão do Liceu.
A abertura do evento foi marcada com execução do Hino Nacional pela Orquestra de Violões do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), seguida por pronunciamentos de autoridades e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, incluindo gestores das instituições que apoiam o evento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, representou a Prefeita Rosinha Garotinho e destacou a importância do evento que, “através de uma profícua parceria, promove a cultura de Campos, com merecida valorização dos autores campistas e personalidades como as doceiras, que através da doce culinária, leva para gerações futuras detalhes da rica história de um povo valoroso”.
O presidente da Associação de Imprensa Campista, Vitor Menezes, lembrou que “a ideia do Festival Doces Palavras começou na AIC e foi encampada pela Academia Campista e abraçado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores. Quero destacar o empenho do Doutor Edson e das equipes da Prefeitura. O Doutor Edson nos proporciona uma rica programação e, da mesma forma, a Villa Maria, o Liceu e a OAB desenvolveram uma programação própria que projete este festival para um calendário anual. A Bienal do Livro é um evento consolidado e, agora, desejamos que o Festival Doces Palavras seja um evento de senso crítico para discutirmos nossos destinos culturais”.
O presidente da Academia Campista de Letras, Helio Coelho, fez discurso poético. “A literatura é como uma semente que cai ao solo e floresce. Agora há pouco plantamos ali um ipê amarelo, como simbolismo. Neste primeiro dia da estação, ele começa a crescer na primavera. (...) quem planta vento colhe tempestade e quem planta na primavera colhe flores”.
O presidente da Câmara, Edson Batista, destacou que o Festival fortalece a cultura, “porque contribui para que as pessoas possam compreender a formação da cultura da nossa cidade que constrói valores mas, sobretudo, constrói cidadania”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles