Notícia no detalhe
Mais de 100 pontos de alagamentos já foram solucionados
Apesar dos 12 dias de chuvas em Campos, com elevado índice de precipitação pluviométrica (10,4mm apenas de sábado para domingo) a Defesa Civil registra número reduzido de chamados para ocorrências com alagamentos. O superintendente adjunto de Defesa Civil, major Pessanha, explica que a cidade tem toda sua extensão territorial em planície e, por isso, em tempos de chuvas frequentes, áreas de formação de bacias naturais ficam alagadas. Mas ele destaca que, a partir de 2009, quando teve início o governo de gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, mais de 100 pontos de alagamentos foram solucionados, com diversas obras de drenagem.
Na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o secretário Edilson Peixoto informa que, para acabar com alagamentos em diversos pontos críticos, a Prefeitura investe pesado e já realizou centenas de obras de drenagem e macrodrenagem, que acabaram de vez com os transtornos provocados pelas águas que alagavam as ruas, invadiam as casas e estabelecimentos comerciais. “O atual governo conseguiu eliminar os pontos mais críticos que existiam nos bairros da cidade e continua realizando obras importantes em toda cidade e, também, nos distritos, como Travessão, Santa Maria, Santo Eduardo, Ururaí e Conselheiro Josino”, exemplificou o secretário.
Dentre os locais apontados pela Defesa Civil como solucionados constam a Rua Aldenor Alves dos Santos e Estilac Leal, no Parque Santa Helena; Rua Coronel Walter Kraemer e Rua Humberto de Campos, nas quais as chuvas intensas alagavam as ruas nos pontos de formação de bacias e chegavam a altura de dois metros, invadindo os quintais e residências.
O superintendente adjunto da Defesa Civil, major Pessanha destaca que além das obras de drenagem nas vias que acabaram com alagamentos, também nos locais impróprios para moradia, como Ilha do Cunha, margem da Lagoa do Vigário, margem da Beira Lago, no Parque Guarus, Comunidade da Ilha, em Ururaí, e comunidades da margem da Linha do Rio e da Linha de Vitória, que foram removidas e instaladas em mais de seis mil casas construídas pelo Programa Morar Feliz, maior programa habitacional desenvolvido no Brasil por um município, com recursos próprios.
- As obras que a Prefeitura realizou aqui (Jardim Carioca) melhoraram a situação de alagamento em 200%. Nunca mais alagou os pontos críticos das ruas Batista Pereira, da Walter Kraemer e aqui na minha Rua (Humberto de Campos). Muitos prefeitos que passaram pela Prefeitura prometeram resolver isso aqui, mas passaram muito anos e muita gente desistiu de esperar e vendeu suas casas, porque toda época de chuva forte perdia os móveis, tinha que mudar de casa e depois reformar tudo. Mas a Prefeita disse para gente que primeiro ia fazer a drenagem da Avenida Campista, porque era mais grave e, logo depois, ia fazer aqui. E fez muito bem feito, porque mudou a nossa realidade - declarou o aposentado Jeferson Rodrigues, morador da Rua Humberto de Campos.
- Minha avó e os vizinhos, desde à esquina, sofreram durante muitos anos com os alagamentos aqui (Rua Coronel Walter Kraemer). Todo mundo ficava com as casas cheias de água e estragava os móveis todos. Foram muitos anos de sofrimento, mas depois que fizeram as obras de drenagem, com manilhas bem grandes, nunca mais alagou nada aqui e a gente vive outra realidade. Toda vez que chovia por alguns dias, como está chovendo agora, era terrível e todo mundo sofria muito. As obras foram boas e até hoje ninguém mais viu alagamento por aqui - declarou Bruna da Conceição, moradora na Rua Walter Kraemer, antiga Rua 1, ao lado do quartel do 56º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.
- Já faz cerca de dois anos que a Prefeitura rasgou tudo aqui no parque Santa Helena e fez muitas obras de drenagem e, desde que acabaram as obras, nunca mais alagou nada por aqui. Só numa ocasião que tinha muito lixo na rua e entupiu o ralo, alagou ali na esquina da Aldenor Alves dos Santos com a Estilac Leal, que recebe muita água depois que asfaltou tudo por aqui. Mas aí veio uma turma da Prefeitura, limpou o ralo e nunca mais alagou nada - declarou o comerciante Manoel de Oliveira, na Aldenor Alves dos Santos.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia