Notícia no detalhe
Campos sem caso de chikungunya, mas com dois casos importados
O Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), antigo Centro de Referência da Dengue (CRD), está acompanhando casos importados de dois pacientes da mesma família, diagnosticados na Bahia com febre chikungunya. Trata-se de pai e filha, com 88 e 57 anos de idade, moradores do Parque Rosário e do Parque Aurora. Campos continua sem nenhum caso de chikungunya.
- Estes casos são importados, eles vieram para Campos com a doença, após terem adquirido em viagem à Bahia, onde ficaram por mais de um mês. Apesar de continuarem com os sintomas, é preciso deixar claro que eles não vão transmitir a doença a ninguém, pois o período de transmissibilidade é nos sete primeiros dias, e os sintomas, neste caso, iniciaram há um mês. A Bahia está tendo epidemia de zika e chikungunya simultaneamente - informou o médico e coordenador do CRDI, Luiz José de Souza.
Os pacientes, atendidos na unidade nesta segunda (17) e na terça-feira (18), estão em casa e passam bem. O tratamento indicado pelo CRDI é à base de dipirona e paracetamol. "Eles estão com artrite bilateral simétrica e muita dor, que são sintomas da doença também", afirmou o especialista.
Campos também não tem nenhum caso de zika. Porém, o médico lembra que as duas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e alerta quanto aos cuidados com a prevenção, a fim de evitar a entrada dos vírus dessas patologias.
- A chikungunya e a zika podem se manifestar também com casos graves, como lesão do sistema nervoso central e processos inflamatórios nas articulações. Estas duas doenças apresentam, ainda, dificuldade de testes para diagnósticos confirmatórios – disse o especialista, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica / Regional-RJ.
Segundo ele, o vírus Zika, que já chegou ao Estado do Rio de Janeiro, vem apresentando um número alto da Síndrome de Guillain-Barré, que consiste em paralisia dos membros, podendo levar até ao óbito. “A zika pode ser transmitida no pré-natal, através da amamentação, por relação sexual e por transfusão”, disse.
A chikungunya, por sua vez, quando acomete os pacientes em casos graves, pode levar à mutilação, com edema e artrite bilateral simétrica, sem sinais inflamatórios, principalmente quando atinge joelhos e os tornozelos, deixando o paciente impossibilitado de se locomover.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















