Notícia no detalhe
Campos sem caso de chikungunya, mas com dois casos importados
O Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), antigo Centro de Referência da Dengue (CRD), está acompanhando casos importados de dois pacientes da mesma família, diagnosticados na Bahia com febre chikungunya. Trata-se de pai e filha, com 88 e 57 anos de idade, moradores do Parque Rosário e do Parque Aurora. Campos continua sem nenhum caso de chikungunya.
- Estes casos são importados, eles vieram para Campos com a doença, após terem adquirido em viagem à Bahia, onde ficaram por mais de um mês. Apesar de continuarem com os sintomas, é preciso deixar claro que eles não vão transmitir a doença a ninguém, pois o período de transmissibilidade é nos sete primeiros dias, e os sintomas, neste caso, iniciaram há um mês. A Bahia está tendo epidemia de zika e chikungunya simultaneamente - informou o médico e coordenador do CRDI, Luiz José de Souza.
Os pacientes, atendidos na unidade nesta segunda (17) e na terça-feira (18), estão em casa e passam bem. O tratamento indicado pelo CRDI é à base de dipirona e paracetamol. "Eles estão com artrite bilateral simétrica e muita dor, que são sintomas da doença também", afirmou o especialista.
Campos também não tem nenhum caso de zika. Porém, o médico lembra que as duas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e alerta quanto aos cuidados com a prevenção, a fim de evitar a entrada dos vírus dessas patologias.
- A chikungunya e a zika podem se manifestar também com casos graves, como lesão do sistema nervoso central e processos inflamatórios nas articulações. Estas duas doenças apresentam, ainda, dificuldade de testes para diagnósticos confirmatórios – disse o especialista, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica / Regional-RJ.
Segundo ele, o vírus Zika, que já chegou ao Estado do Rio de Janeiro, vem apresentando um número alto da Síndrome de Guillain-Barré, que consiste em paralisia dos membros, podendo levar até ao óbito. “A zika pode ser transmitida no pré-natal, através da amamentação, por relação sexual e por transfusão”, disse.
A chikungunya, por sua vez, quando acomete os pacientes em casos graves, pode levar à mutilação, com edema e artrite bilateral simétrica, sem sinais inflamatórios, principalmente quando atinge joelhos e os tornozelos, deixando o paciente impossibilitado de se locomover.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa