Notícia no detalhe
Campos sem caso de chikungunya, mas com dois casos importados
O Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), antigo Centro de Referência da Dengue (CRD), está acompanhando casos importados de dois pacientes da mesma família, diagnosticados na Bahia com febre chikungunya. Trata-se de pai e filha, com 88 e 57 anos de idade, moradores do Parque Rosário e do Parque Aurora. Campos continua sem nenhum caso de chikungunya.
- Estes casos são importados, eles vieram para Campos com a doença, após terem adquirido em viagem à Bahia, onde ficaram por mais de um mês. Apesar de continuarem com os sintomas, é preciso deixar claro que eles não vão transmitir a doença a ninguém, pois o período de transmissibilidade é nos sete primeiros dias, e os sintomas, neste caso, iniciaram há um mês. A Bahia está tendo epidemia de zika e chikungunya simultaneamente - informou o médico e coordenador do CRDI, Luiz José de Souza.
Os pacientes, atendidos na unidade nesta segunda (17) e na terça-feira (18), estão em casa e passam bem. O tratamento indicado pelo CRDI é à base de dipirona e paracetamol. "Eles estão com artrite bilateral simétrica e muita dor, que são sintomas da doença também", afirmou o especialista.
Campos também não tem nenhum caso de zika. Porém, o médico lembra que as duas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e alerta quanto aos cuidados com a prevenção, a fim de evitar a entrada dos vírus dessas patologias.
- A chikungunya e a zika podem se manifestar também com casos graves, como lesão do sistema nervoso central e processos inflamatórios nas articulações. Estas duas doenças apresentam, ainda, dificuldade de testes para diagnósticos confirmatórios – disse o especialista, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica / Regional-RJ.
Segundo ele, o vírus Zika, que já chegou ao Estado do Rio de Janeiro, vem apresentando um número alto da Síndrome de Guillain-Barré, que consiste em paralisia dos membros, podendo levar até ao óbito. “A zika pode ser transmitida no pré-natal, através da amamentação, por relação sexual e por transfusão”, disse.
A chikungunya, por sua vez, quando acomete os pacientes em casos graves, pode levar à mutilação, com edema e artrite bilateral simétrica, sem sinais inflamatórios, principalmente quando atinge joelhos e os tornozelos, deixando o paciente impossibilitado de se locomover.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda