Notícia no detalhe
Estiagem leva Defesa Civil a atuar em caráter de emergência
A Defesa Civil atua com ações em caráter de emergência no sentido de levar água do Rio Paraíba do Sul para o Canal Coqueiros, que tem extensão de 50 quilômetros. Devido ao prolongado período de estiagem na região, o canal está vazio e deixa ressecadas as terras de produção agrícola e de criação de gado de cerca de quatro mil pequenos produtores rurais da Baixada Campista. Para minimizar os efeitos da estiagem que afeta o nível do lençol freático e provoca perdas no campo, nesta sexta-feira (20), em atendimento aos pedidos de entidades do setor rural, a Defesa Civil colocará uma balsa dentro do rio com uma máquina retroescavadeira para remover sedimentos que impedem o pouco volume de água do rio passar pelo fundo da comporta e chegar até o Canal Coqueiros, que tem início no bairro do Matadouro.
A decisão foi tomada depois que o secretário da Defesa Civil, Marco Soares, fez solicitações por ofício ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) informando do quadro crítico dos Canais Coqueiros e Cambaíba que, há cerca de dois meses, secaram porque o nível das águas do Rio Paraíba do Sul baixou a ponto de não chegar às margens junto das comportas, que controlam a tomada de água para os respectivos canais, localizadas respectivamente nos bairros Matadouro e Goiabal.
O secretário relata que técnicos da Defesa Civil percorreram as tomadas de água dos canais Coqueiros e Cambaíba, e também seus cursos, e verificaram que a situação é crítica. No Cambaíba, a Usina São José, com autorização do Inea, mantém bombas aduzindo água do Rio Paraíba para o Canal, mas devido à grande quantidade de vegetação e assoreamento, pouca água chega até ao ponto de captação da usina, que está racionando água no parque industrial.
- O Canal Coqueiros tem apenas alguns pontos com poças de esgoto, como ocorre junto da tomada de água. A grande quantidade de detritos lançados no Paraíba e no Canal Coqueiros, junto da comporta, no bairro Matadouro, torna a situação mais crítica. Enviamos ofício solicitando providência à concessionária Águas do Paraíba e estamos providenciando uma balsa com máquina para remover os sedimentos e detritos da entrada da comporta para que a água possa chegar até as bombas que vão puxar água do Rio e lançar no leito do Coqueiros, na tentativa de fazer chegar água até Na Baixada Campista - , informou o secretário da Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa