Notícia no detalhe
Prefeitura de Campos investe em pessoas, infraestrutura e tecnologia
Campos é a cidade do Estado do Rio de Janeiro que aplica o maior percentual do orçamento municipal em Educação. Em seis anos, os dados registram investimentos que superam os 25%, previstos na Constituição Federal. A Prefeitura de Campos conta, atualmente, com 161 escolas e 78 creches municipais, que atendem cerca de 56 mil alunos. Ao todo, o município ganhou, nos últimos seis anos, 24 novas unidades modelo: seis escolas e 18 creches, além de ter reformado e ampliado dezenas de escolas. Além de investir nas pessoas (alunos e professores), a prefeitura também está mudando paradigmas com as novas unidades modelo e com a aquisição de equipamentos modernos, como as lousas digitais, que colocam os alunos da rede um passo à frente na tecnologia do ensino.
Outro importante investimento da prefeitura é com a merenda de qualidade para as crianças, desde o berçário. Com alimentação balanceada, acompanhada por nutricionistas, as crianças têm garantidas as refeições do dia a dia. O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, afirma que estão sendo desenvolvidas várias ações, visando redobrar a atenção aos alunos e professores da rede, garantindo, desta forma, um ensino de qualidade. “Temos desenvolvido programas visando aumentar o acesso da comunidade à escola, para parceria e acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes. Desta forma, buscamos harmonizar a relação dos alunos dentro das escolas, contribuindo para a formação de cidadania, de modo que possa refletir além dos muros escolares”, destaca.
Investimentos – Nos últimos anos, o número de alunos aumentou 14,56% nas escolas e creches da rede pública municipal de ensino, principalmente, entre os anos de 2009 e 2013. Neste período, os investimentos da Prefeitura de Campos na educação cresceram 78,68%. Somente em 2013, foram investidos R$ 423.598.782,27, o equivalente a 29% do orçamento municipal, índice acima do previsto pela Constituição, que é de 25%. Por aluno, o investimento chegou a R$ 7.800,08.
Valorização dos profissionais – O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, destaca que ao mesmo tempo que a Prefeitura tratou de cuidar das escolas e dos alunos, a Prefeita Rosinha implementou um Plano de Valorização dos Profissionais da Educação. “A prefeitura concedeu aos professores, em um intervalo de cinco anos, um aumento de 65%. É por isso que o professor tem um piso salarial hoje acima do nacional”, assegura o secretário, ressaltando o ganho que a categoria teve com a implantação do Plano de Cargos e Salários.
Kit completo de uniforme, transporte e Saúde na Escola - Além de merenda de qualidade e o Programa do Livro Didático, com material padrão para toda a rede de creches e escolas da Prefeitura, os alunos também são contemplados com o transporte escolar; o Programa Saúde na Escola, que fez 250 mil procedimentos e entregou mais de 9 mil óculos para os alunos da rede pública.
A Prefeitura de Campos leva também aos alunos atividades culturais e esportivas. Com muito amor e humor, o Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta) participa de eventos nas escolas da rede e eventos da Educação, como no dia 15 de maio, na abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação, quando deu voz a vários bichos da floresta, mostrando a importância de unir forças para a construção de um mundo melhor. O elenco é formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Através de parceria com o governo federal, adquiriu ainda dois caminhões: Viajando com as Artes e Viajando com a Ciência, além de instrumentos musicais para bandas de fanfarra, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/03/2026 11:02:34 CadÚnico: Mutirão de Atualização na próxima semana na UFF
- 20/03/2026 09:10:29 Prefeitura inaugura praça em Lagoa das Pedras e reforça investimentos em lazer
- 20/03/2026 09:02:37 Estudantes da UFF orientam pacientes sobre direitos previdenciários no HFM
- 20/03/2026 08:33:15 PSE Itinerante leva informação e cuidados para a E.M. Joanir Sanguedo Boynard
- 20/03/2026 08:16:33 Visita técnica acompanha fase final das obras da UPH de Morro do Coco
CadÚnico: Mutirão de Atualização na próxima semana na UFF
2003 09h10Prefeitura inaugura praça em Lagoa das Pedras e reforça investimentos em lazer
2003 09h02Estudantes da UFF orientam pacientes sobre direitos previdenciários no HFM
2003 08h33PSE Itinerante leva informação e cuidados para a E.M. Joanir Sanguedo Boynard
2003 08h16Visita técnica acompanha fase final das obras da UPH de Morro do Coco
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















