Notícia no detalhe
Balcão de Empregos insere senegaleses no Mercado de Trabalho
O Balcão de Empregos Municipal já inseriu mais de 26 mil pessoas no mercado de trabalho, a partir de 2009. Os encaminhamentos contemplam campistas e pessoas de municípios da região e até de outras nacionalidades, que engrossam a imigração para Campos, a exemplo dos senegaleses, Mansour Ndaw, 20 anos, e sua irmã Rokhaya Ndaw, 24 anos.
Após passar por cursos de qualificação, eles foram inseridos no mercado de trabalho, com apoio do Balcão. Ndaw relata que sua irmã, Rokhaya, imigrou para Campos no ano de 2013, e também já está no mercado de trabalho, inserida através do Balcão de Empregos.
- O trabalho do Balcão é muito sério e eficiente. Antes da crise, eu tentei várias vezes, e não consegui emprego, mas agora, em plena crise, o Balcão me colocou no mercado de trabalho - destaca o jovem Mansour.
Apesar das dificuldades iniciais de comunicação por causa da língua – ele fala o dialeto Wolof e a língua francesa- colocou a força de vontade na frente, fez dois cursos de qualificação profissional, ingressou no curso superior, conseguiu emprego com apoio do Balcão; está prestes a terminar graduação em matemática, e passou no vestibular da Uerj para cursar engenharia mecânica.
Mansour relata que veio do Senegal em 2012, na companhia do pai, que veio trabalhar em Campos. Inicialmente, Mansour fez o curso de Petróleo e Gás, e em seguida, o curso de Segurança do Trabalho.
- Em 2012 entrei no Programa Jovem Aprendiz. Percebi que o mercado exige qualificação profissional. Fiz o curso de Petróleo e Gás, em 2012, e em 2013 fiz o curso de Segurança do Trabalho. Fui encaminhado para estágio e depois distribui currículos, mas não consegui nada por não ter experiência. Mas ao apresentar meu currículo no Balcão, em cerca de 30 dias fui chamado e encaminhado para o primeiro emprego na Multi Clean, onde recebi a proposta para trabalhar com vendas. Tive dificuldades no início, mas deu tão certo que a empresa está gostando tanto do meu trabalho, que estou tendo oportunidade de executar outros trabalhos dentro da empresa. Estou muito feliz - contou Mansour Ndaw.
A Secretária de Trabalho, Joilza Rangel, falou sobre o trabalho realizado pela secretaria. “Atendemos a todas as pessoas que nos procuram, necessitando de apoio para entrar no mercado de trabalho. Através da Secretaria de Trabalho e Renda proporcionamos a essas pessoas, a oportunidade de realizar diversos cursos de qualificação profissional, conforme as demandas das 2 mil empresas cadastradas, que nos encaminham solicitações de profissionais qualificados nas mais diversas áreas”, pontuou.
Rokhaya, irmã de Mansour Ndaw, imigrou para Campos em 2013, e também já está no mercado de trabalho, inserida numa das empresas cadastradas no Balcão de Empregos. Rokhaya já fala o idioma português, embora durante a conversação tenha dificuldades de entender significado de algumas palavras não muito usuais.
- Vim de Dakar para o Brasil, diretamente para Campos, onde trabalha o me pai, e tratei logo de entrar numa escola para concluir o ensino médio. No ano passado, conclui no Liceu de Humanidades de Campos. No início deste ano, ao perceber que meu irmão conseguiu emprego com ajuda do Balcão da Prefeitura, também fui lá, porque antes a gente tentou emprego e não conseguiu. Fui encaminhada ao Centro de Artes Madeleine Rosay, passei na entrevista e estou muito feliz como secretária.
Rokhaya disse que está se preparando para prestar vestibular para medicina ou farmacologia. “Agradeço à Prefeitura de Campos por ajudar a tantas pessoas da cidade e também as pessoas de longe, que vêm morar aqui como eu e meu irmão”, disse a senegalesa Rokhaya, que pretende fazer carreira em Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















