Notícia no detalhe
Começa a qualificação dos profissionais do Projovem Campo
Os profissionais selecionados para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Campo – Saberes da Terra) – educadores, coordenadores de turma e acolhedores às crianças – estão recebendo a formação inicial, desta quarta-feira (11) até sábado (14), totalizando 40 horas. A capacitação, que acontece na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é necessária para que os profissionais assumam as turmas nas várias localidades rurais de Campos, a partir do dia 23.
Uma das formadoras, Viviane Ramiro, mestre em Sociologia Política e com experiência em Educação Popular, explica que a qualificação tem o princípio básico de mediar o saber do educador com a proposta pedagógica do Projovem Campo. “Nesta proposta, os saberes científicos e populares definem as estratégias de aprendizagem. Um caminho para o diálogo com os alunos, partindo da realidade de cada um”, resume.
Segundo a coordenadora de turma Flávia da Silva Ávila, que se prepara para o início das aulas, a expectativa é atender o maior número possível de jovens do campo. “Já tenho experiência no Projovem urbano e estou muito otimista para atuar na área rural. É possível desenvolver um trabalho com total envolvimento do aluno”, garante.
O coordenador geral do programa, Marcelo Vianna, explica que a modalidade atende jovens da agricultura familiar, obedecendo alguns critérios de seleção para formação de turmas, como a localidade não dispor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se inscrever, o jovem precisa saber ler e escrever. Além da qualificação profissional, ao final do programa, o aluno recebe o diploma de conclusão do Ensino Fundamental.
Foram selecionados 37 profissionais para o Projovem Campo, um programa do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Eles vão atuar nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Qualificação Profissional e Social; Coordenação de Turma e Acolhedor às Crianças.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 10:31:08 PSE presente na 21ª edição do Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 08:53:52 Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
- 22/08/2025 08:40:17 Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
- 22/08/2025 08:29:11 Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
- 22/08/2025 08:24:41 Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
PSE presente na 21ª edição do Prefeitura em Ação
2208 08h53Escolas municipais irão participar de Olimpíada Mirim de Matemática
2208 08h40Inscrições para Concurso Partilha de Saberes e Boas Práticas prorrogadas até sexta
2208 08h29Cobertura vacinal contra a dengue segue baixa
2208 08h24Banda Balbúrdia Poética se apresenta nesta sexta-feira no Museu Histórico
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia