Notícia no detalhe
Campos adequada à Política Nacional de Resíduos Sólidos
Campos saiu na frente de muitas cidades brasileiras no tratamento adequado do lixo com a criação, em 2009, do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Conselheiro Josino, mais conhecido como Aterro Sanitário, localizado na Região Norte. O município aderiu à Política Nacional de Resíduos Sólidos antes mesmo de a lei entrar em vigor. Atualmente, o aterro recebe lixos coletados dos municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Lage do Muriaé, Miracema e Itaperuna.
De acordo com informações da Concessionária Vital Engenharia, o CTR tem vida útil de 30 anos e tem recebido uma média de 13 mil toneladas de resíduos sólidos/mês, o que ainda corresponde de 35 a 40% da capacidade mensal. A concessionária informa que o aterro foi projetado para atender todos os municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. Morales ressaltou que as prefeituras estão encaminhando os lixos coletados para o aterro de Campos, através de contrato direto com a Concessionária Engenharia Ambiental.
O subsecretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Carlos Morales explicou que todo lixo úmido vai para o aterro, onde é aterrado de forma consciente. “Com isso, é produzido o chorume, que é levado para a Concessionária Águas do Paraíba, onde se torna água de reuso para lavar os calçadões públicos da cidade, evitando o uso das águas do Rio Paraíba do Sul, gerando economia”, ressaltou.
Os interessados em participar da Coleta Seletiva, moradores ou comerciantes, podem ligar para o Programa Alô Limpeza, através do telefone 0800-2822695, ou para os telefones da secretaria: 2726-4345/2724-2158/2724-2168. “A pessoa deve informar endereço, número do estabelecimento, bairro, nome e número de telefone”, orientou o subsecretário.
Lixeiras subterrâneas - Em se tratando de lixos seco e úmido, a Prefeitura de Campos deu mais um salto para a modernidade, com a instalação de lixeiras subterrâneas no Centro Histórico. Segundo Morales, além de evitar mau cheiro e lixo acumulado pelas principais ruas do Centro, as lixeiras geram economia, pois evitam que os caminhões realizem o recolhimento diariamente, já que cada lixeira subterrânea – uma para lixo seco e outra para lixo úmido – tem capacidade para armazenar duas toneladas de lixo.
Morales ressaltou que trata-se de um sistema eficiente, pois evita, por exemplo, que os sacos de lixo sejam arrastados pelas enxurradas e façam o bloqueio das redes de águas pluviais, além da destinação correta do lixo para a reciclagem. “E quando falamos em economia, o município evita ter um gasto a mais com um veículo que hoje realiza a arrecadação do lixo num intervalo de dois a três dias”, comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município