Notícia no detalhe
Gastronomia cresce em Campos e Prefeitura qualifica profissionais
Devido ao crescimento do segmento da gastronomia em Campos, a Secretaria de Trabalho e Renda, acompanhando esta tendência, realizou diversos cursos para qualificar pessoas com vocação para a atividade. Os seis cursos já realizados qualificaram 214 pessoas vocacionadas para a gastronomia, inclusive para a cozinha francesa, italiana, espanhola, portuguesa e japonesa.
Alguns cursos foram ministrados por cozinheiros e chefs de cozinha renomados, como Ciro e Junior Ferreira, Carlos Bertolazzi, Gilson Surrage, Jimmy McNanis e Alessandro Eller. Ferreira é proprietário de um renomado restaurante de comida japonesa em São Paulo e já foi chef de restaurantes nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Bahia e Buenos Aires (Argentina). Ele foi o primeiro sushiman do Brasil a ministrar aulas para mulheres.
- Dos 214 formandos nos cursos realizados pela Secretaria de Trabalho e Renda, 60 concluíram e receberam certificado do curso de sushiman; 44 cozinheiros e cozinheiras especializados em frutos do mar, que atuam em estabelecimentos da Praia do Farol de São Tomé; 30 receberam o certificado de cozinheiro; 25, o certificado de cozinheiro básico; 35 receberam o curso de auxiliar de cozinha, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - informou a secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel.
Também foram qualificadas 20 mulheres assistidas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas foram certificadas após o curso de auxiliar de cozinha e confeiteiras, através do Programa Mulheres Mil, numa parceria Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
- As mulheres aprenderam a elaborar sobremesas e itens para coffee brake, como bolos, biscoitos especiais e cupcakes. Parte delas foi absorvida pelo mercado e outras optaram por ter seu próprio negócio, atuando como fornecedoras - disse a coordenadora de Cursos de Qualificação da Secretaria de Trabalho e Renda, Janice Begni.
A nova realidade neste segmento da prestação de serviços, com o surgimento de novos estabelecimentos (botequins, pizzarias, bistrôs, restaurantes, e outros estabelecimentos congêneres), demonstra o crescimento de uma clientela diferenciada. Isso evidencia que a forte migração tem contribuído para expandir a massa salarial com maior poder aquisitivo em Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















