Notícia no detalhe
Gastronomia cresce em Campos e Prefeitura qualifica profissionais
Devido ao crescimento do segmento da gastronomia em Campos, a Secretaria de Trabalho e Renda, acompanhando esta tendência, realizou diversos cursos para qualificar pessoas com vocação para a atividade. Os seis cursos já realizados qualificaram 214 pessoas vocacionadas para a gastronomia, inclusive para a cozinha francesa, italiana, espanhola, portuguesa e japonesa.
Alguns cursos foram ministrados por cozinheiros e chefs de cozinha renomados, como Ciro e Junior Ferreira, Carlos Bertolazzi, Gilson Surrage, Jimmy McNanis e Alessandro Eller. Ferreira é proprietário de um renomado restaurante de comida japonesa em São Paulo e já foi chef de restaurantes nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Bahia e Buenos Aires (Argentina). Ele foi o primeiro sushiman do Brasil a ministrar aulas para mulheres.
- Dos 214 formandos nos cursos realizados pela Secretaria de Trabalho e Renda, 60 concluíram e receberam certificado do curso de sushiman; 44 cozinheiros e cozinheiras especializados em frutos do mar, que atuam em estabelecimentos da Praia do Farol de São Tomé; 30 receberam o certificado de cozinheiro; 25, o certificado de cozinheiro básico; 35 receberam o curso de auxiliar de cozinha, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - informou a secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel.
Também foram qualificadas 20 mulheres assistidas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas foram certificadas após o curso de auxiliar de cozinha e confeiteiras, através do Programa Mulheres Mil, numa parceria Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).
- As mulheres aprenderam a elaborar sobremesas e itens para coffee brake, como bolos, biscoitos especiais e cupcakes. Parte delas foi absorvida pelo mercado e outras optaram por ter seu próprio negócio, atuando como fornecedoras - disse a coordenadora de Cursos de Qualificação da Secretaria de Trabalho e Renda, Janice Begni.
A nova realidade neste segmento da prestação de serviços, com o surgimento de novos estabelecimentos (botequins, pizzarias, bistrôs, restaurantes, e outros estabelecimentos congêneres), demonstra o crescimento de uma clientela diferenciada. Isso evidencia que a forte migração tem contribuído para expandir a massa salarial com maior poder aquisitivo em Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia