Notícia no detalhe
Conselho Tutelar orienta pais sobre cuidados com filhos no Carnaval
Os Conselhos Tutelares de Campos, vinculados à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), estão em alerta neste período de Carnaval e chamam a atenção dos pais para que tenham cuidado redobrado com os filhos que estão na fase da infância e da adolescência, nos dias de folia. Usando o tema deste ano da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, conselheiros tutelares pedem a colaboração de todo e qualquer cidadão: “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.
- É um período longo de festa, de euforia, em que crianças e adolescentes acabam sendo vítimas de variados tipos de violência, desde negligência a maus tratos, exploração e abusos de diferentes naturezas. Nesse período, temos uma maior incidência de casos de pedofilia, portanto, todo cuidado é pouco – adverte o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, dizendo que os cinco Conselhos Tutelares de Campos estão com plantões 24 horas em todo o município.
A campanha do carnaval aborda o enfrentamento a diversas violações dos direitos da criança e do adolescente. A conselheira do Conselho Tutelar Centro, Geovana Almeida, lembra que os pais podem responder junto à Vara da Infância e da Juventude por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar, que são os de cuidar, zelar e proteger os filhos menores. Assim, Geovana destaca os principais cuidados a serem seguidos:
- Pais não devem consumir bebidas alcóolicas em excesso, de forma a se descuidar dos filhos. Vemos casos de crianças esquecidas, trancadas dentro de carros, casos em que ocorre até morte. Os pais devem lembrar que crimes sexuais geralmente são praticados por pessoas conhecidas da família, portanto é preciso estar alerta até mesmo se a folia for dentro de nossas casas. E o mais importante: em caso de violações aos direitos de crianças e adolescentes, qualquer pessoa pode denunciar pelo Disque 100, acionar um dos cinco Conselhos Tutelares de Campos ou solicitar a presença da polícia - orienta Geovana.
Mais cuidados especiais – A conselheira passa mais orientações: “Crianças devem estar identificadas por pulseiras ou crachás com nomes e telefones dos pais ou responsáveis, para o caso de se perderem na multidão. Neste caso, os pais devem apresentar documentos originais. Cuidado com pessoas estranhas se aproximando dos filhos menores. Não permitam que aceitem balas, doces ou bebidas desses estranhos. Mesmo com os pais, adolescentes (menores de 18 anos) não podem consumir bebidas alcóolicas. Adultos não devem explorar o trabalho infanto-juvenil, especialmente expondo crianças e adolescentes a diferentes risco, em meio a blocos e trios elétricos”, conclui.
Veja aqui os contatos Conselhos Tutelares:
Últimas Notícias adicionadas
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















