Notícia no detalhe
Tânia Zagury: limites são necessários para manter a disciplina
A professora e pesquisadora Tânia Zagury comandou o segundo dia de palestras motivacionais do Seminário Municipal de Educação “O professor em foco na construção e vivência de conhecimentos e valores”, nesta quarta-feira (4). Ela destacou a importância dos professores desenvolverem habilidades emocionais na sala de aula, a fim de evitar a intolerância à frustração pelos alunos. A palestra foi direcionada aos professores do Ensino Fundamental I, que foram recepcionados em frente ao Teatro Municipal Trianon pelo secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel.
Com o tema “Limites sem trauma, construindo cidadãos: caminhos para o entendimento”, Tânia apresentou resultados de pesquisas que apontam para mais uma tarefa agregada ao trabalho do professor nos dias atuais, mas indispensável para o alcance da aprendizagem.
- Antigamente, o aluno entrava na escola entre 6 e 7 anos de idade, já de posse dos valores básicos, passados pela família. Agora, eles chegam mais cedo e talvez, a tarefa de impor limites seja a mais importante para aumentar o índice de alunos disciplinados e, consequentemente, mais empenhados no dever de aprender - sugere.
Uma performance de dança “Boneca de pano” foi apresentada no início do seminário por dois alunos da Escola Municipal Francisco de Assis, da comunidade do Matadouro, coordenada pela instrutora de arte e vice-diretora, Simone Jardim. Em seguida, o secretário falou das novidades na secretaria para o servidor, como o atendimento ampliado, das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira; o projeto Secretaria de Educação Itinerante; e implantação do setor de Serviço Social do RH.
- Os setores estão abertos para atender bem o servidor de educação. Quem não ficar satisfeito, pode levar a demanda até o meu gabinete – afirma.
O seminário segue nesta quinta-feira (5), com a palestra “Uma escola para novas gerações”, também ministrada por Tânia Zagury, para professores do Ensino Fundamental II, da EJA, pedagogos, diretores e vice-diretores, e animadores culturais. A sexta-feira (6) fica por conta do ator e humorista Toninho Ferreira, que vai falar sobre “O conhecimento, o poder e a alegria nas relações de trabalho”. A palestra é para os profissionais de apoio nas escolas e creches.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
1305 17h15Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado