Notícia no detalhe
Visa orienta sobre cuidados com alimentos durante o verão
Com a chegada do Verão, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Por isso, o Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária de Campos (Visa-Campos) orienta os consumidores e turistas sobre os cuidados especiais que devem ter no momento da compra, conservação e consumo de alimentos durante o período mais quente do ano.
Com o calor, frutas, verduras e legumes duram menos. É necessário estar atento à validade dos produtos nesses períodos promocionais; e observar bem a higiene dos serviços oferecidos pelos ambulantes. Segundo o gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, Verão significa férias, praia e consumo de produtos por ambulantes. Logo, é preciso observar a higienização do serviço oferecido. “O isopor, por exemplo, deve estar bem lacrado e refrigerado com gelo em escama, que serve apenas para conservar a temperatura. Já o gelo para consumo é em cubo, feito de água potável”.
Elden ainda alerta sobre os descartáveis: “É importante inutilizar a embalagem. O canudo deve estar em embalagem individual e os consumidores devem colaborar para que não haja reaproveitamento dos recicláveis ao amassar copos, por exemplo, ou dar um nó no canudinho”, acrescentou.
Outro alerta é evitar a compra de alimentos na beira da estrada pelo desconhecimento de como o produto foi feito. Quanto às bebidas, apenas consumir as que estiverem em suas embalagens originais e limpar bem a tampa da bebida com guardanapo, amenizando que a sujeira do isopor entre na lata.
Quem faz as refeições na casa de veraneio, em especial alugada, também precisa se ater à adequação da cozinha, que nem sempre é bem equipada. Na falta de um local para resfriar os alimentos, a ordem é desistir do consumo. Ou você consome o alimento mantido sob refrigeração ou não consome, principalmente, os proteicos. Outra dica é para os dias de festa: nada de deixar os alimentos expostos em temperatura ambiente por muito tempo. “Em duas horas de exposição, há grande risco de danos à saúde.”, afirma Elden.
A dona de casa campista Maria Eni Miranda, 55 anos, toma todas essas precauções quando ela mesma está no fogão, como usar touca e avental. Mas nunca havia tomado o cuidado de verificar essas questões quando se alimenta fora de casa. Pela primeira vez, ela foi à cozinha do restaurante onde almoçava. “Foi importante ver que eles também têm higiene. Isso me deu uma ótima impressão”.
- Para quem gosta de fazer refeições rápidas em vendedores ambulantes, é bom estar atento também, às condições de higiene do alimento e asseio dos próprios manipuladores. Deve-se evitar consumir alimentos sem procedência, mal acondicionados e em temperatura inadequada - ressalta Elden.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda