Notícia no detalhe
Mutirão contra dengue e chikungunya a partir de segunda-feira
Mais de 25 mil imóveis devem ser visitados por 530 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a partir de segunda-feira (12). É quando terá início o primeiro mutirão contra a Dengue e Febre Chikungunya do ano. A medida integra a adesão do município à Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Febre Chikungunya. A força tarefa prossegue até sexta-feira (16), das 8h às 14h.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a expectativa é recolher cerca de cinco mil sacos de lixos de materiais inservíveis. “A concentração acontecerá em dois locais: Palácio da Cultura e Praça do Santíssimo Salvador. É importante destacar que apenas 51 casos de dengue foram confirmados no município em 2014 e nenhum caso de febre chikungunya”, destacou.
Outros mutirões acontecerão ao longo do ano. Neste primeiro, serão vistoriados os imóveis dos seguintes bairros: Centro, Conselheiro Tomás Coelho, Jardim Maria de Queiroz, Presidente Juscelino, Parque Dom Bosco, Pelinca, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré e Parque São Caetano. Dentre as ações, haverá colocação de tela para caixa d´água, aplicação de larvicidas e distribuição de material informativo e orientação.
A secretaria municipal de Saúde está aguardando, ainda, novo posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para realizar treinamento para médicos e enfermeiros, em adesão à Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Chikungunya. O evento seria realizado em dezembro, mas foi cancelado “por motivos adversos”, segundo André de Miranda Pinto, assessor do Centro Estadual de Apoio à Gestão de Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde vai emitir nota técnica contra a Chikungunya, que será distribuída em todas as unidades de saúde do município, como parte das ações de bloqueio contra a doença. Todas as unidades de emergência já estão treinadas para fazerem o diagnóstico das duas doenças, evitando complicações.
Doutor Chicão informou que foram registrados três casos de dengue em janeiro, quatro em fevereiro, quatro em março, cinco em abril, quatro em maio, oito em junho, cinco de julho, dois em agosto, quatro em setembro, dois em outubro, seis em novembro e quatro em dezembro. “O mosquito que transmite as duas doenças é o mesmo”, lembrou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa