Notícia no detalhe
Água de qualidade e de graça para moradores do interior
A presidente da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo (Emhab), Simone Muniz, destacou que quatro localidades, com população estimada em 4.600 habitantes, já foram beneficiadas com o Programa Água nas Comunidades: Campo Limpo, Beira do Taí, Balança do Jair e Santana, na Usina São João. Outras 13, entre elas, Venda Nova, Carvão I e II, Santa Cruz e Mundéus, tem toda a estrutura do programa instalada, mas estão em fase de teste, com o acompanhamento das condições e vazão da água.
Em Ponta da Lama, Posto Flecha, Mata da Cruz, Guandu e Coqueiro, serão construídas unidades de tratamento, mas já foram perfurados poços de 100 a 200 metros. De acordo com a presidente da Emhab, há redes instaladas em 16 localidades, como Pernambuca e Aleluia, onde os poços serão perfurados. Marcelo, Correnteza e Martins Lage, já contam com estações de tratamento, que estão sendo adequadas e ampliadas para também atender a localidades próximas.
- Ter a água em casa é uma bênção. Nós lavamos roupa e ela fica clarinha. Esta água e muito boa, clarinha e de graça, é maravilhoso. Nós só temos a agradecer - disse a dona de casa, Creni de Mendonça, 69 anos, moradora de Correnteza.
Antes de chegar às torneiras das casas, a água passa por análise de especialistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
- A análise da Uenf aponta se a água está dentro dos padrões exigidos por lei para o consumo humano. Este é um programa importante, porque a água encanada dá mais praticidade às tarefas que as pessoas executam diariamente em suas casas e em seus locais de trabalho. E, mais importante do que isso, água tratada é mais saúde, mais qualidade de vida para a população - disse a prefeita Rosinha Garotinho.
O investimento da Prefeitura no Água nas Comunidades gira em torno de R$ 40 milhões. O programa consiste na implantação de rede, instalação de reservatórios para recebimento, tratamento e distribuição da água; perfuração de poços de captação, com profundidades entre 80 e 200 metros; construção de unidades de fornecimento com instalações para filtragem e clorificação e de redes adutoras para fornecimento a residências e comércio das comunidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















