Notícia no detalhe
Água de qualidade e de graça para moradores do interior
A presidente da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo (Emhab), Simone Muniz, destacou que quatro localidades, com população estimada em 4.600 habitantes, já foram beneficiadas com o Programa Água nas Comunidades: Campo Limpo, Beira do Taí, Balança do Jair e Santana, na Usina São João. Outras 13, entre elas, Venda Nova, Carvão I e II, Santa Cruz e Mundéus, tem toda a estrutura do programa instalada, mas estão em fase de teste, com o acompanhamento das condições e vazão da água.
Em Ponta da Lama, Posto Flecha, Mata da Cruz, Guandu e Coqueiro, serão construídas unidades de tratamento, mas já foram perfurados poços de 100 a 200 metros. De acordo com a presidente da Emhab, há redes instaladas em 16 localidades, como Pernambuca e Aleluia, onde os poços serão perfurados. Marcelo, Correnteza e Martins Lage, já contam com estações de tratamento, que estão sendo adequadas e ampliadas para também atender a localidades próximas.
- Ter a água em casa é uma bênção. Nós lavamos roupa e ela fica clarinha. Esta água e muito boa, clarinha e de graça, é maravilhoso. Nós só temos a agradecer - disse a dona de casa, Creni de Mendonça, 69 anos, moradora de Correnteza.
Antes de chegar às torneiras das casas, a água passa por análise de especialistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
- A análise da Uenf aponta se a água está dentro dos padrões exigidos por lei para o consumo humano. Este é um programa importante, porque a água encanada dá mais praticidade às tarefas que as pessoas executam diariamente em suas casas e em seus locais de trabalho. E, mais importante do que isso, água tratada é mais saúde, mais qualidade de vida para a população - disse a prefeita Rosinha Garotinho.
O investimento da Prefeitura no Água nas Comunidades gira em torno de R$ 40 milhões. O programa consiste na implantação de rede, instalação de reservatórios para recebimento, tratamento e distribuição da água; perfuração de poços de captação, com profundidades entre 80 e 200 metros; construção de unidades de fornecimento com instalações para filtragem e clorificação e de redes adutoras para fornecimento a residências e comércio das comunidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles