Notícia no detalhe
Água de qualidade e de graça para moradores do interior
A presidente da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo (Emhab), Simone Muniz, destacou que quatro localidades, com população estimada em 4.600 habitantes, já foram beneficiadas com o Programa Água nas Comunidades: Campo Limpo, Beira do Taí, Balança do Jair e Santana, na Usina São João. Outras 13, entre elas, Venda Nova, Carvão I e II, Santa Cruz e Mundéus, tem toda a estrutura do programa instalada, mas estão em fase de teste, com o acompanhamento das condições e vazão da água.
Em Ponta da Lama, Posto Flecha, Mata da Cruz, Guandu e Coqueiro, serão construídas unidades de tratamento, mas já foram perfurados poços de 100 a 200 metros. De acordo com a presidente da Emhab, há redes instaladas em 16 localidades, como Pernambuca e Aleluia, onde os poços serão perfurados. Marcelo, Correnteza e Martins Lage, já contam com estações de tratamento, que estão sendo adequadas e ampliadas para também atender a localidades próximas.
- Ter a água em casa é uma bênção. Nós lavamos roupa e ela fica clarinha. Esta água e muito boa, clarinha e de graça, é maravilhoso. Nós só temos a agradecer - disse a dona de casa, Creni de Mendonça, 69 anos, moradora de Correnteza.
Antes de chegar às torneiras das casas, a água passa por análise de especialistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
- A análise da Uenf aponta se a água está dentro dos padrões exigidos por lei para o consumo humano. Este é um programa importante, porque a água encanada dá mais praticidade às tarefas que as pessoas executam diariamente em suas casas e em seus locais de trabalho. E, mais importante do que isso, água tratada é mais saúde, mais qualidade de vida para a população - disse a prefeita Rosinha Garotinho.
O investimento da Prefeitura no Água nas Comunidades gira em torno de R$ 40 milhões. O programa consiste na implantação de rede, instalação de reservatórios para recebimento, tratamento e distribuição da água; perfuração de poços de captação, com profundidades entre 80 e 200 metros; construção de unidades de fornecimento com instalações para filtragem e clorificação e de redes adutoras para fornecimento a residências e comércio das comunidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda