Notícia no detalhe
Inclusão Produtiva: alunas têm renda extra com artigos natalinos
Alunos dos cursos do Programa Inclusão Produtiva e Economia Solidária, da Secretaria da Família e Assistência Social, estão concluindo alguns módulos e as aulas já estão voltadas para os temas natalinos. No curso de Cartonagem e Artesanato com Fibra de Bananeira, as alunas estão ganhando uma renda extra com a venda dos produtos de decoração.
- Elas criam jogos americanos, guirlandas, bolsas, caixas decorativas, bandejas, arranjos para vasos e muito mais. Começaram a trabalhar com a técnica da topiaria, que consiste em podar plantas em formas ornamentais, só que utilizando materiais recicláveis - explica a instrutora Conceição de Maria Fernandes.
Moradora do Jardim Carioca, Regina Célia da Silva, 63 anos, iniciou o curso há uns três meses e descobriu talento para trabalhos com fibra da bananeira. “Faço várias peças e vendo um pouco de tudo, mas estava me dedicando a preparar um mostruário bem bonito. Só agora estou divulgando meu trabalho, apresentando o artesanato e já tenho pedidos de guirlandas para entregar. O que eu mais gosto mesmo é saber que eu tenho boas ideias e a professora me ajuda muito a criar as peças”, conta a senhora, que mostra ser possível criar peças decorativas até mesmo com o simples arranjo de galhos secos.
Dolores Paes dos Santos, 53 anos, começou o curso depois de Regina Célia, mas já aprendeu as técnicas, como a de desfibrar o tronco da bananeira, que só pode ser feito depois de a bananeira ter dado frutos, para que a sacarose seja absorvida pela banana e a fibra não retenha açúcar e acabe bichada.
- Fico feliz ao ver o trabalho bonito que sou capaz de realizar. Meu objetivo é aprender para vender meu artesanato e ter uma renda extra. Também tenho pedidos de caixas de fibra de bananeira e cartonagem”, fala a moradora do Parque Alvorada.
Diversificar – A instrutora frisa que a sensibilidade para o belo é o principal material de quem faz artesanato e diz que provavelmente, no ano que vem, novas técnicas sejam ensinadas. “A ideia é trabalhar com reciclagem geral, como fazer pufs de peti, acessórios e objetivos decorativos com palha de milho, fibra de coco, filtro de café e outras. O objetivo é diversificar”, concluiu Conceição.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















