Notícia no detalhe
Semana da Consciência Negra com atividades no Imbé
Uma equipe da Superintendência de Igualdade Racial promoveu em seu polo, no Imbé, atividades físicas e culturais, como roda de capoeira e uma palestra sobre consciência negra e racismo. Também foi explicado como surgiu o dia da Consciência Negra, feriado celebrado nesta quinta-feira (20). A data homenageia a Zumbi, escravo líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a Presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. Porém, no Estado do Rio de Janeiro, em todos os municípios é feriado.
- Zumbi simboliza a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Ele morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo - ressaltou a coordenadora de eventos da Superintendência, Elienay Donna.
As atividades na comunidade de Carobinho aconteceram nesta segunda-feira. Também nesta segunda-feira (17), a Superintendência de Igualdade Racial entregou à comunidade Carobinho, localizada na região do Imbé, 20 cestas básicas.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















