Notícia no detalhe
Prefeitura discute ações de combate à seca
A estiagem que atinge Campos e o nível histórico do Rio Paraíba do Sul – o mais baixo no município desde 1922, quando começou a ser feita a medição – foram temas da reunião dos secretários de Governo, Suledil Bernardino; de Agricultura, Eduardo Crespo; e de Defesa Civil, Henrique Oliveira, com supervisores regionais nesta quinta-feira (16).
A proposta do secretário de Governo é que os supervisores intensifiquem o trabalho de levar orientação aos lavradores e apresentar, ao poder público municipal, as solicitações dos que precisam de apoio da Prefeitura, uma vez que a situação no município não se encaixa nos critérios legais para decretação de estado de emergência.
O secretário de Agricultura disse que a Prefeitura tomou as medidas preventivas necessárias, como a utilização de 42 mil horas com tratores, retroescavadeiras e outras máquinas para limpeza, desobstrução de canais e abertura de valas, para auxiliar os produtores agrícolas.
Tenho sido abordado sobre situação de emergência e calamidade pública, mas não é esta nossa situação, pois Campos possui grande recurso hídrico, com várias lagoas e canais nas margens direita e esquerda do Paraíba. A Defesa Civil vai passar a noção real do que pode ser feito, para que os supervisores repassem essas informações”, disse Eduardo.
Henrique Oliveira explicou que vários municípios vizinhos e o próprio Ministério Público Federal solicitaram ao governo federal, o reconhecimento de estado de emergência, que até o momento não foi concedido.
- Campos não apresenta problema de captação de água para servir à população e não deverá ter este problema, pelo menos até janeiro, daí não se configurar uma situação de emergência. Cabem até o momento, ações emergenciais, como abertura de poços artesianos, mas estamos mapeando o município, os canais, o nível do rio, para, se houver base, fazermos a solicitação, a fim de ajudar os produtores que sofrem perdas em suas lavouras e precisarem de assistência futura do governo federal – declarou o secretário de Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, vai demorar para que o volume do Rio Paraíba seja recuperado, mas há previsão de chuvas a partir do final deste mês e, com o período de chuvas, as condições do solo deverão ser melhoradas. Nova reunião acontecerá na próxima quinta-feira (23), às 10h, no auditório da Secretaria de Governo.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda