Notícia no detalhe
Campos avalia em MG se vazamento de mineroduto afetará município
Devido a possibilidade das águas do Rio Itabapoana serem afetadas pelo grande volume da polpa de minério - lama de óxido de ferro e óxido de alumínio - que vazou na madrugada de domingo (25) de um mineroduto para o Rio São João, no município de Espera Feliz (MG), o Prefeito Nelson Nahim determinou nesta segunda-feira (26) que autoridades da Defesa Civil e do Meio Ambiente fossem ao local para avaliar o potencial ofensivo e adotar medidas preventivas. O objetivo é amenizar os possíveis danos aos produtores rurais e moradores das áreas urbanas dos distritos cortados pelo rio Itabapoana, ao Norte do município.
Dois litros da água foram trazidos para Campos para análise. No ponto que o mineroduto rompeu, na localidade de São Sebastião, as autoridades de Campos foram recebidos pelo prefeito de Espera Feliz, Aloisio Barbosa, e pelos técnicos representantes da mineradora Samarco, proprietária do mineroduto, que responderam todos questionamentos. Os técnicos da Samarco providenciaram gerador e dragas retroescavadeiras que construíram um bypass (desvio do curso do Rio São João) para que o leito do rio seja escavado e, assim, o duto rompido substituído.
A estimativa das autoridades é de que a mancha chegue a Santo Eduardo e Santa Maria a partir da tarde desta terça-feira (27). Indagado por que houve mortandade de peixes, o engenheiro da Samarco, Carlo Amorim, informou que “foi devido ao grande volume de concentração do minério extra fino diluído em água, na proporção de 70% de minério de ferro para 30% de água”. Sobre a dimensão dos danos causados, somente a partir desta terça-feira as autoridades ambientais mineiras e o Ibama vão se pronunciar.
O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, afirmou que a chamada polpa de minério contém uma concentração de óxido de ferro e óxido de alumínio que decantam pelas margens e fundo dos rios, de forma a reduzir gradativamente a concentração dos metais. “E, devido à distância, cerca de 200 km, confiamos que o máximo que chegará a Santo Eduardo e Santa Maria será um pouco da turbidez da água, mas sem riscos para os animais, para a agricultura e, provavelmente, não afetará a captação da água”, disse.
O secretário da Defesa Civil, Marco Soares, acrescentou que está em contato permanente com a empresa Águas do Paraíba. “Colhemos água no local do vazamento para análise e a Águas do Paraíba somente deixará de captar a água caso a análise constar alguma concentração que fuja do padrão estabelecido pelas normas da saúde. Nossa visita ao local é bastante proveitosa, porque em dois anos teremos um mineroduto operando sob o rio Paraíba do Sul, que é até 30 vezes mais largo que o rio São João, e precisamos conhecer na prática os procedimentos adotados', ponderou Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município