Notícia no detalhe
Curso de capacitação para guardas com três módulos
Começou nesta segunda-feira (4) o curso de capacitação para 48 guardas municipais que vão atuar no Programa “Crack é Possível Vencer”, do governo federal, que será desenvolvido pela Prefeitura de Campos. As aulas estão sendo ministradas na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
O curso é dividido em três módulos. O primeiro segue até o próximo dia 15 e tem por objetivo qualificar os guardas para a atuação como operadores de segurança pública nas ações de enfrentamento ao crack, com conhecimentos sobre a doutrina de polícia de proximidade e as estratégias de policiamento comunitário.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), major Francisco Melo, a instituição, cada vez mais, vem sendo inserida no cenário de segurança pública. “É um curso que vai capacitar os agentes para que possam atuar de maneira correta, conforme preconiza o programa, que é dividido em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os nossos guardas vão atuar na autoridade, mas vamos sempre buscar a prevenção, através as ações de esporte e lazer, e o cuidado, com atendimento em saúde”, informou.
O comandante acrescentou que em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), foi feito um levantamento para saber onde são os maiores pontos de usuários de drogas, para que os guardas capacitados possam atuar nesses locais, com a possibilidade de encaminhar os usuários para os eixos do programa e reabilitá-los.
De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Segurança, Adriano Melo, o programa pertence ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Ele explicou que este é um curso de 160 horas, divido em três módulos. O primeiro é o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC), com 80 horas de aulas e 11 disciplinas. O segundo é Curso Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias, com 40 horas e cinco disciplinas. O terceiro é a Abordagem Policial em Situação de Risco, onde os guardas terão 40 horas de aulas, com seis disciplinas.
- O guarda que estiver se formando vai ter uma visão geral, que vai desde o entendimento de polícia comunitária, que é a polícia de proximidade, ao entendimento dos malefícios causados pelas drogas - ressaltou. Após as falas das autoridades sentadas à mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, explicou o programa para os agentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 08:23:52 Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
- 07/01/2026 17:54:48 Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
- 07/01/2026 17:22:06 IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
- 07/01/2026 13:16:48 UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
- 07/01/2026 11:28:21 Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
0701 17h54Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
0701 17h22IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
0701 13h16UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
0701 11h28Primeiro Social + Perto de 2026 será na praia do Farol no dia 13 de janeiro
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
4Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















