Notícia no detalhe
Curso de capacitação para guardas com três módulos
Começou nesta segunda-feira (4) o curso de capacitação para 48 guardas municipais que vão atuar no Programa “Crack é Possível Vencer”, do governo federal, que será desenvolvido pela Prefeitura de Campos. As aulas estão sendo ministradas na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
O curso é dividido em três módulos. O primeiro segue até o próximo dia 15 e tem por objetivo qualificar os guardas para a atuação como operadores de segurança pública nas ações de enfrentamento ao crack, com conhecimentos sobre a doutrina de polícia de proximidade e as estratégias de policiamento comunitário.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), major Francisco Melo, a instituição, cada vez mais, vem sendo inserida no cenário de segurança pública. “É um curso que vai capacitar os agentes para que possam atuar de maneira correta, conforme preconiza o programa, que é dividido em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os nossos guardas vão atuar na autoridade, mas vamos sempre buscar a prevenção, através as ações de esporte e lazer, e o cuidado, com atendimento em saúde”, informou.
O comandante acrescentou que em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), foi feito um levantamento para saber onde são os maiores pontos de usuários de drogas, para que os guardas capacitados possam atuar nesses locais, com a possibilidade de encaminhar os usuários para os eixos do programa e reabilitá-los.
De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Segurança, Adriano Melo, o programa pertence ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Ele explicou que este é um curso de 160 horas, divido em três módulos. O primeiro é o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC), com 80 horas de aulas e 11 disciplinas. O segundo é Curso Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias, com 40 horas e cinco disciplinas. O terceiro é a Abordagem Policial em Situação de Risco, onde os guardas terão 40 horas de aulas, com seis disciplinas.
- O guarda que estiver se formando vai ter uma visão geral, que vai desde o entendimento de polícia comunitária, que é a polícia de proximidade, ao entendimento dos malefícios causados pelas drogas - ressaltou. Após as falas das autoridades sentadas à mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, explicou o programa para os agentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda