O Dia dos Avós, comemorado nacionalmente no dia 26 de Julho, foi lembrado nesta quinta-feira (24), em Campos, por equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Ururaí e Morro do Coco. No Sul do município, vovôs e vovós foram recepcionados com farto café da manhã. No Cras do Norte de Campos, os idosos ganharam um almoço de confraternização.
No Cras de Ururaí, os avós participaram de palestra ministrada pela assistente social Inês Cristina Oliveira. Eles foram informados sobre os benefícios que adquirem com a retirada da Carteira do Idoso. A homenagem agradou aos usuários. Dona Denilda Machado, 68 anos, moradora da Tapera, disse que tem “um feixe de netos: só filhos são 10 e mais de 20 netos e bisnetos”, contou.
- Acho estas homenagens importantes, porque não tem separação por cor, por condição social e, aqui, formamos uma grande família. Estou no curso de bordado e agora quero aprender a ler. Quando tinha 8 anos de idade, meus pais se separaram e minha mãe ficou com medo de mandar para o colégio, que era longe. Só meus irmãos, homens, estudaram. Hoje, todos os meus netos estudam e, agora, eu quero ser alfabetizada, porque nunca é tarde para quem tem vontade de aprender – disse dona Denilda.
Nicéia Lopes de Souza, 65 anos, se diz especialmente feliz com os 10 netos e seis bisnetos. “Em casa, tenho uma plaquinha que diz “Na casa da avó tem sempre 1 real” e é verdade. É ótimo orientar, brincar e mimar os netos. Aqui, somos todos valorizados e estou sempre nos cursos do Cras, de manhã e à tarde. Estou aprendendo a fazer flores e isso ajuda muito. Quem não vem está perdendo”, destacou a moradora de Ururaí.
Morro do Coco – No Cras de Morro do Coco, vinte e cinco usuários que participam dos grupos de idosos, com reuniões com assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, tiveram uma manhã de confraternização. Além de palestras e brindes, técnicos dos Cras ofereceram um almoço aos usuários de diferentes localidades e distritos do Norte de Campos.