Notícia no detalhe
Defesa Civil suspende bombeamento de águas para canais
A Defesa Civil suspendeu até a próxima semana, o funcionamento das bombas que foram instaladas no Canal Campos-Macaé para a indução de águas para canais secundários e terciários do município, para irrigar áreas agrícolas e atender à demanda da agroindústria do município. O bombeamento foi interrompido em função das chuvas que caíram em Campos de quinta-feira (10) a sábado (12), que elevaram o nível dos canais, amenizando temporariamente os efeitos da estiagem na agroindústria.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, choveu em Campos, no período, o equivalente a um mês inteiro de verão (120 ml). No entanto, o Rio Paraíba do Sul, hoje com o nível de 4,83m, apresenta uma das cotas mais baixa dos últimos 30 anos. “As chuvas que caem no município atenuam o problema, mas somente se chover nas cabeceiras do Paraíba, no Rio e em São Paulo, o nível do rio poderá voltar ao normal”, disse.
- Este é um ano atípico. Normalmente instalamos as bombas em agosto, quando o nível do rio cai bastante e não há vazão das águas para os canais. Este ano tivemos de antecipar a operação, pois a cota está baixa desde abril, e acreditamos que, até dezembro, a situação não deve sofrer alterações significativas. As bombas são fundamentais para conter os efeitos da seca na agricultura. Devemos voltar a bombear água para os canais na semana que vem – informou Henrique.
Bombas de irrigação - A Prefeitura de Campos, através da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro) e a Associação Fluminense Plantadores de Cana (Asflucan), está mantendo bombas nos canais Campos-Macaé, Coqueiros e Cambaíba, para irrigar áreas agrícolas e atender a demanda da agroindústria do município. De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, sem as bombas fazendo o transpasse das águas do Rio Paraíba do Sul para os canais principais e deles, para outros secundários e terciários, a situação de seca seria crítica.
- Duas bombas estão sendo operadas pela Coagro no Canal Coqueiros e no Canal Cambaíba, atendendo aos agricultores da região e também permitindo o funcionamento da usina. Segundo dados da Defesa Civil, as bombas no Campos-Macaé, que têm capacidade de bombear 1.400 litros por minuto, deverão funcionar no local até dezembro, prazo previsto para o Paraíba atingir a cota de 6.80m ou 7 metros – disse Eduardo.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda