Notícia no detalhe
Defesa Civil suspende bombeamento de águas para canais
A Defesa Civil suspendeu até a próxima semana, o funcionamento das bombas que foram instaladas no Canal Campos-Macaé para a indução de águas para canais secundários e terciários do município, para irrigar áreas agrícolas e atender à demanda da agroindústria do município. O bombeamento foi interrompido em função das chuvas que caíram em Campos de quinta-feira (10) a sábado (12), que elevaram o nível dos canais, amenizando temporariamente os efeitos da estiagem na agroindústria.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, choveu em Campos, no período, o equivalente a um mês inteiro de verão (120 ml). No entanto, o Rio Paraíba do Sul, hoje com o nível de 4,83m, apresenta uma das cotas mais baixa dos últimos 30 anos. “As chuvas que caem no município atenuam o problema, mas somente se chover nas cabeceiras do Paraíba, no Rio e em São Paulo, o nível do rio poderá voltar ao normal”, disse.
- Este é um ano atípico. Normalmente instalamos as bombas em agosto, quando o nível do rio cai bastante e não há vazão das águas para os canais. Este ano tivemos de antecipar a operação, pois a cota está baixa desde abril, e acreditamos que, até dezembro, a situação não deve sofrer alterações significativas. As bombas são fundamentais para conter os efeitos da seca na agricultura. Devemos voltar a bombear água para os canais na semana que vem – informou Henrique.
Bombas de irrigação - A Prefeitura de Campos, através da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro) e a Associação Fluminense Plantadores de Cana (Asflucan), está mantendo bombas nos canais Campos-Macaé, Coqueiros e Cambaíba, para irrigar áreas agrícolas e atender a demanda da agroindústria do município. De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, sem as bombas fazendo o transpasse das águas do Rio Paraíba do Sul para os canais principais e deles, para outros secundários e terciários, a situação de seca seria crítica.
- Duas bombas estão sendo operadas pela Coagro no Canal Coqueiros e no Canal Cambaíba, atendendo aos agricultores da região e também permitindo o funcionamento da usina. Segundo dados da Defesa Civil, as bombas no Campos-Macaé, que têm capacidade de bombear 1.400 litros por minuto, deverão funcionar no local até dezembro, prazo previsto para o Paraíba atingir a cota de 6.80m ou 7 metros – disse Eduardo.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
- 14/05/2025 08:22:59 Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
- 14/05/2025 08:10:43 City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
- 14/05/2025 07:50:49 Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
1405 08h22Novo semáforo na Beira-Valão com Princesa Isabel começa a funcionar nesta quarta
1405 08h10City Tour: alunos de Travessão percorrem prédios históricos da área central
1405 07h50Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado