Notícia no detalhe
Aberta campanha “Trabalho infantil fora de campo”
A Secretaria da Família e Assistência Social iniciou a campanha “Trabalho Infantil fora de Campo”, em ritmo de Copa do Mundo, com muito “apitaço” e blusas com as cores da Seleção Brasileira, para chamar a atenção da população para o problema mundial da exploração de crianças e adolescentes, como mão de obra em diferentes atividades laborais. Equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Campos) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) saíram em passeata da sede da secretaria, no Jardim Carioca, para ações na Praça São Salvador e calçadão do Centro Histórico.
A campanha nacional volta a utilizar o tema “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”. De acordo com o secretário Geraldo Venâncio, em Campos, atualmente, o Peti registra 1.380 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, exploradas pelo trabalho ou em risco de exploração do trabalho infantil. As famílias são referenciadas para benefícios, como o Bolsa Família, e passam o contra turno escolar em núcleos dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvendo ações sociais, culturais e educativas.
De acordo com o coordenador do Peti-Campos, Jerferson Paes, a campanha continua até o final do ano e, ainda este mês, no próximo dia 27, a Secretaria da Família e Assistência Social realiza o I Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, com a apresentação de índices do município e presença de autoridades, falando sobre fluxo de atendimento pela rede socioassistencial, legislação e outros temas relacionados. Inscrições para o Seminário já podem ser feitas no Portal da Prefeitura, no endereço http://www.sias.smfas.campos.rj.gov.br/app.php/inscrito-tifc/new.
- Já chegamos a ter 3.600 crianças e adolescentes com a marca do trabalho infantil. A quantidade foi bastante reduzida, mas, hoje, temos a incidência do trabalho infantil maior nos centros urbanos do que nas áreas rurais e o que percebemos é que precisamos que a população denuncie, pois muitas crianças e adolescentes estão sendo explorados principalmente no trabalho doméstico, em troca de estudos ou de falsas promessas, aos pais, de chances de um futuro melhor – destacou o coordenador.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
- 18/07/2025 16:09:49 “Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
- 18/07/2025 14:59:09 Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
1807 16h09“Vem pro Jardim”: nova edição do projeto neste domingo no Jardim São Benedito
1807 14h59Prefeito Wladimir assina termo de cooperação técnica com a PRF
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda