Notícia no detalhe
AIC e prefeitura lançam Festival Doces Palavras na Bienal
O Festival Doces Palavras (FDP!), iniciativa literária que também terá um viés artístico-cultural e que está programada para acontecer em Campos sempre nos anos ímpares (começando em 2015), foi lançado na manhã desta sexta-feira (23) na 8ª Bienal do Livro de Campos. A ideia é que o FDP! seja um espaço de visibilidade e produção de novos artistas (sejam eles escritores, doceiros ou outros), promovendo o intercâmbio entre esses autores e estimulando a criação do novo e a resignificação da tradição local. Nesta sexta-feira (23), também foi assinado e divulgado o regulamento do concurso para a escolha da logomarca do Festival.
A realização do FDP! é assinada pela Prefeitura Municipal de Campos, por meio da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. A iniciativa está aberta a apoiadores e é idealizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC) numa parceria com a Academia Campista de Letras (ACL) e a Academia Pedralva de Letras. No lançamento, estavam os presidentes da AIC, Vitor Menezes, e da ACL, Hélio Coelho, além do secretário Wainer Teixeira.
- Será um festival literário mais informal, despojado, para que a gente tenha novos formatos que valorizem a identidade, o autor e a tradição de Campos. Existem duas formas de identidade campista muito fortes: a literatura e a produção de doces. O açúcar, por exemplo, sempre esteve ligado às usinas, à opressão e à exploração. Isso é passado. Não é preciso negar as raízes, mas dar novos sentidos às tradições. O movimento cultural manguebeat, por exemplo, e outros movimentos, fizeram muito isso: beberam na fonte da tradição, criaram novos formatos e fizeram o novo -, explicou um dos idealizadores do FDP!, o jornalista e presidente da AIC, Vitor Menezes.
Toda a programação e funcionamento do Festival estão sendo estruturados, mas a ideia inicial é que o evento aconteça no Jardim São Benedito, no Centro da cidade, e reúna palestras, debates, performances, oficinas, lançamentos de livros e outras intervenções. Uma das propostas do FDP! é promover a ocupação de espaços públicos (como é o caso das praças e jardins), feita pelo povo.
- A expectativa é que seja um evento realizado de baixo para cima, feito pelas forças da sociedade. As tradições são invenções produzidas em determinada época que atravessam os tempos. É possível fazer o novo resignificando o antigo. Isso a gente pode fazer com a literatura e outras áreas. A gente quer criar um clima para a experimentação da linguagem. Esse não é um movimento de ruptura (e por isso há essa parceria com as academias), mas um movimento de aglomeração: a gente pega a tradição, coloca elementos novos e mistura tudo para ver no que dá -, acrescentou o presidente da AIC.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa