Notícia no detalhe
Escritoras falam da trajetória das mulheres na literatura nacional
Elas escrevem sobre o universo feminino. Letícia Wierzchowski é roteirista, romancista e tem mais de 20 livros publicados. A TV Globo teve inspiração em seu romance para produzir a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Cláudia Lage, também escritora, autora do conto Pequena Morte e Outras Naturezas é a roteirista da novela global Lado a Lado. Mas escrever sobre mulheres não as faz corroborar o termo literatura feminina, que definem como excludente. Letícia e Cláudia são atrações da noite deste domingo (18) no Espaço Café Literário da 8ª Bienal do Livro de Campos.
No bate-papo sobre personagens femininas na ficção brasileira, mediado pelo jornalista Vítor Menezes, elas conversam com a plateia sobre o papel da mulher na literatura brasileira.
“Não acredito em literatura feminina. Claro que tem a experiência do autor, mas acontece de ser um romance histórico, em que não haja qualquer questão pessoal de quem escreve com os personagens”, diz Letícia, lembrando de um tempo em que as mulheres, para escrever, tinham que usar pseudônimos. “Isso foi em outro tempo. As pessoas têm mania de rotular. Por que a obra escrita por uma mulher tem que ser rotulada como literatura feminina?”. Cláudia Lage concorda: “Rotular assim é quer criar uma exceção, colocar à margem, como seria a literatura negra, a literatura gay. Soa preconceituoso”.
Conseguir desvencilhar a história da criação própria na pesquisa para uma obra, especialmente roteiro, é o desafio. Mas isso se resolve com o olhar de quem é escritor. “Eu sou escritora, não historiadora. O olhar para a pesquisa é direcionado para pensar e transferir para a ficção, para a elaboração dos personagens. A história é só o ponto de partida”, ensina Cláudia. “É como se a história fosse o pilar, para levantar as paredes para a ficção. Se estuda e a informação desaparece quando coloca a ficção. É um trabalho de desprendimento”, completa Letícia.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
5Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
6Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho