Notícia no detalhe
Ações de combate a seca começam no município
Atendendo a reivindicações dos produtores rurais da Baixada Campista, que contabilizam prejuízos devido à estiagem que acomete o município há mais de 40 dias, as secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Obras e Urbanismo deram início na manhã desta sexta-feira (12) às ações emergenciais para amenizar os efeitos da seca.
A desobstrução de dois dos seis quilômetros de extensão do Canal Caxexo e abertura de cerca de 40 tanques foram iniciadas na localidade de Retiro, onde plantações de milho, aipim e cana de açúcar e a produção de leite e de boi de corte são as principais atividades. A expectativa é que, em uma semana, os trabalhos estejam concluídos e as propriedades com condições mínimas de enfrentar o período de estiagem.
Uma retro escavadeira da secretaria de Agricultura e outras três da Obras estarão trabalhando para a desobstrução do Canal Caxexo, que atende cerca de 100 produtores. Uma das máquinas contará com o auxílio de uma balsa para que a entrada do valão seja limpo. “Não vamos parar nem mesmo durante o Carnaval para atender, ao máximo, à solicitação dos produtores e à determinação da Prefeita Rosinha Garotinho para que estejamos unidos nesse apoio aos produtores. A limpeza dos canais é de responsabilidade do Estado, mas, mediante a necessidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) de retirar a máquina para manutenção, o município se mobilizou para ajudar os agricultores e produtores rurais. O Estado pára para o Carnaval, mas nós entendemos que não podemos parar neste, que é um momento crítico”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Soares.
De acordo com o presidente da Associação de Agricultores, Produtores Rurais e Amigos do 3° distrito, Ronan de Souza, no final de 2009 o Inea iniciou a limpeza do Canal das Flechas, mas o acúmulo às margens do valão de mato e lixo retirado dele acabou provocando o assoreamento do Canal Caxexo, que recebe água do Flecha. Com o canal obstruído e sem chuvas, os pequenos produtores começaram a sofrer com a estiagem. “Por quatro anos consecutivos, perdemos a produção por causa das cheias e agora estamos com plantações e criações de gado prejudicadas pela seca”, frisou Ronan.
Últimas Notícias adicionadas
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município