Notícia no detalhe
Prefeitura intensifica combate a dengue
A prefeitura alerta a população para não deixar água acumulada, nem em casa nem no quintal, para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue, o aedes aegypti. O trabalho de combate ao mosquito é intensificado pela municipalidade, mas é necessária a participação de todos. Além de equipes das Secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, da Coordenadoria de Fiscalização e Posturas e do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), a prefeitura conta também com apoio do Corpo de Bombeiros, que tem participado de ações conjuntas de combate a dengue.
Para poder entrar em fábricas, depósitos e casas fechadas com focos do mosquito, o CCZ conta com o apoio do Ministério Público Estadual, que providencia a autorização para, em caso de necessidade, arrombamento de obstáculos e poder entrar para eliminar os focos e, assim, esvaziar caixas d'águas com abertura, locais que mais proliferam as larvas do mosquito transmissor da doença.
Os agentes do CCZ, da Coordenadoria de Fiscalização e Posturas, bem como junto a Secretaria de Serviços Públicos, estão autorizados para entrar nos imóveis para recolher os materiais e objetos que possam acumular água e servirem de criadouros do mosquito. A decisão foi tomada no dia 30 de junho, durante reunião entre o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos, Marcelo Lessa Bastos, e representantes do governo municipal. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressalta a importância do trabalho em parceria.
- Esta medida visa também facilitar o trabalho das equipes em campo que, muitas vezes, encontram dificuldades em acessar os imóveis fechados. Há também casos em que o morador se recusa a permitir a entrada para o agente público que precisa atuar contra o mosquito. Por isso, a medida é importante, porque vai proporcionar a eliminação dos focos e os macro-focos do aedes aegypti, de forma mais rápida e eficaz - afirma Hirano.
Pecuária, Corrientes, Nova Brasília e Esplanada - O major Francisco Balbi, coordenador da Fiscalização e Posturas, mantém equipes circulando de motos pelos bairros para identificar terrenos baldios com lixo e entulho. Os fiscais notificam os proprietários que recebem prazo para providenciar a limpeza do terreno e construir cerca no imóvel. A desobediência implica em multa. De acodo com o major Balbi, os fiscais nesta semana estão atuando nos bairros Caju, Corrientes, Pecuária, Nova Brasília e Esplanada.
Últimas Notícias adicionadas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















