Notícia no detalhe
Bolsa Família: atendimento reestruturado para fim das filas
A Secretaria da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, junto com a Gerência do Programa Bolsa Família, vêm reestruturando o atendimento aos beneficiários. O objetivo é acabar com as filas. Nas sextas-feiras, é feita a distribuição de senhas brancas (para triagem e atendimentos administrativos) e, nas segundas-feiras, senhas verdes (para atendimento social). A ideia, segundo o secretário, Geraldo Venâncio, é que o beneficiário do Bolsa Família seja atendido diretamente na Gerência, passando logo pela triagem e, havendo necessidade, ser logo encaminhado para o assistente social.
- As filas eram necessárias enquanto ocorria a reestruturação da prestação do serviço ao usuário, mas conseguimos organizar e agilizar o atendimento às mais de 50 mil pessoas inscritas no CadÚnico, que é o Cadastro Nacional para Programas Sociais e, no mês que vem, começaremos com as mudanças com a previsão de, já em maio, não mais haver filas no Bolsa Família -, declara o secretário.
Gerente do CadÚnico, Polyanna Belmont, diz que a distribuição de senhas, duas vezes por semana, foi indispensável para organizar a demanda do PBF. Ela diz que, em julho do ano passado, o Programa Bolsa Família passou para a Diretoria de Transferência de Renda e a nova Gerência fez várias alterações no funcionamento do programa. “As salas foram modificadas para atendimento individuais, aumentamos o número de visitas domiciliares diárias, que estavam muito atrasadas, com demanda desde 2010 e, hoje, já estamos finalizando as visitas pendentes de 2013".
- Simultaneamente, estamos com as visitas de 2014 em dia. Temos sala no térreo, para atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, e passamos de uma média de menos de 200 atendimentos sociais (com assistentes sociais) para mais 300 por semana. Antes, as pessoas também enfrentavam filas, mas o atendimento social era agendado para três meses. Hoje, a pessoa pega a senha verde para atendimento na semana seguinte. Agora nossa meta é que o usuário tenha atendimento imediato, só precisando retornar se, por exemplo, não estiver com todos os documentos exigidos para o serviço que demanda -, disse Belmont.
Segundo a gerente do CadÚnico, às sextas, é feita a distribuição de 500 senhas brancas, para o atendimento de 100 usuários em cada dia da semana seguinte. "Às segundas, distribuímos 300 senhas verdes, também para a semana seguinte. Houve a redistribuição das 87 senhas e eles serão atendidos na semana subsequente ao aniversário da cidade”.
A Gerência do Bolsa Família está iniciando o encaminhamento para o atendimento social – sem senha – de pessoas que passam pela triagem e necessitam do serviço. “Com isso, estamos diminuindo o número de pessoas que precisam pegar senhas verdes. Em breve, poderemos informar aos beneficiários do Bolsa Família que eles não precisarão mais nem das senhas brancas, e conseguiremos atingir nosso objetivo de atendimento imediato, será o fim das filas”, concluiu A chefe do Programa Bolsa Família, Flávia Comelli.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 18:22:47 Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
- 19/05/2025 17:24:14 Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
- 19/05/2025 16:59:24 Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
- 19/05/2025 15:54:35 Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
Projeto “A criança pede” com ações pelo Maio Laranja nesta terça
1905 17h24Campos sedia encontro de secretários de Educação do Norte e Noroeste Fluminense
1905 16h59Prefeito inaugura hoje obras do programa Bairro Legal no Jardim das Acácias
1905 15h54Slake Surf Classic 2025 com altas ondas neste fim de semana na Praia do Farol
1905 14h11CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa