Notícia no detalhe
Bolsa Família: atendimento reestruturado para fim das filas
A Secretaria da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, junto com a Gerência do Programa Bolsa Família, vêm reestruturando o atendimento aos beneficiários. O objetivo é acabar com as filas. Nas sextas-feiras, é feita a distribuição de senhas brancas (para triagem e atendimentos administrativos) e, nas segundas-feiras, senhas verdes (para atendimento social). A ideia, segundo o secretário, Geraldo Venâncio, é que o beneficiário do Bolsa Família seja atendido diretamente na Gerência, passando logo pela triagem e, havendo necessidade, ser logo encaminhado para o assistente social.
- As filas eram necessárias enquanto ocorria a reestruturação da prestação do serviço ao usuário, mas conseguimos organizar e agilizar o atendimento às mais de 50 mil pessoas inscritas no CadÚnico, que é o Cadastro Nacional para Programas Sociais e, no mês que vem, começaremos com as mudanças com a previsão de, já em maio, não mais haver filas no Bolsa Família -, declara o secretário.
Gerente do CadÚnico, Polyanna Belmont, diz que a distribuição de senhas, duas vezes por semana, foi indispensável para organizar a demanda do PBF. Ela diz que, em julho do ano passado, o Programa Bolsa Família passou para a Diretoria de Transferência de Renda e a nova Gerência fez várias alterações no funcionamento do programa. “As salas foram modificadas para atendimento individuais, aumentamos o número de visitas domiciliares diárias, que estavam muito atrasadas, com demanda desde 2010 e, hoje, já estamos finalizando as visitas pendentes de 2013".
- Simultaneamente, estamos com as visitas de 2014 em dia. Temos sala no térreo, para atendimento prioritário a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, e passamos de uma média de menos de 200 atendimentos sociais (com assistentes sociais) para mais 300 por semana. Antes, as pessoas também enfrentavam filas, mas o atendimento social era agendado para três meses. Hoje, a pessoa pega a senha verde para atendimento na semana seguinte. Agora nossa meta é que o usuário tenha atendimento imediato, só precisando retornar se, por exemplo, não estiver com todos os documentos exigidos para o serviço que demanda -, disse Belmont.
Segundo a gerente do CadÚnico, às sextas, é feita a distribuição de 500 senhas brancas, para o atendimento de 100 usuários em cada dia da semana seguinte. "Às segundas, distribuímos 300 senhas verdes, também para a semana seguinte. Houve a redistribuição das 87 senhas e eles serão atendidos na semana subsequente ao aniversário da cidade”.
A Gerência do Bolsa Família está iniciando o encaminhamento para o atendimento social – sem senha – de pessoas que passam pela triagem e necessitam do serviço. “Com isso, estamos diminuindo o número de pessoas que precisam pegar senhas verdes. Em breve, poderemos informar aos beneficiários do Bolsa Família que eles não precisarão mais nem das senhas brancas, e conseguiremos atingir nosso objetivo de atendimento imediato, será o fim das filas”, concluiu A chefe do Programa Bolsa Família, Flávia Comelli.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda