Notícia no detalhe
Mais de duas mil crianças livres do trabalho infantil
De abril do ano passado até este mês, a prefeitura, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), já conseguiu prevenir ou retirar do trabalho precoce mais de duas mil crianças e adolescentes, com idade entre sete e 15 anos e 11 meses. Levantamento da secretaria de Família e Assistência Social, concluído nesta quarta-feira (30), demonstra que, somente de maio passado até o último dia 22, através de denúncias, 304 menores foram integrados ao programa e retirados de serviços variados, como lavoura, empacotamento de roscas em padarias, transporte de compras em bicicletas, carregamento de água e trabalhos domésticos em casas de famílias.
Nesta quarta-feira (30), a Família e Assistência Social encerrou o evento “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”, iniciado por volta das 10h, na Praça São Salvador. O evento culminou os trabalhos iniciados pelos alunos dos 34 pólos do Peti-Campos no dia 12 de junho, Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. “As crianças e adolescentes reproduziram na praça algumas das atividades que desenvolvem no programa, como aula de canto, coral, de instrumento, arte circense, artesanato e modalidades esportivas”, falou o coordenador Cultural do Peti, Evanilson Fidélis.
O secretário Henrique Oliveira acredita que o trabalho infantil, em Campos, tenha sido reduzido entre 10 e 15%. “Um índice alto, já que, em todo o mundo, a erradicação não ultrapassou 3%. E esse índice deve aumentar, porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) incluiu, como forma de trabalho infantil, a exploração de menores pelo tráfico de drogas e na prostituição, tornando o trabalho do Peti, não só o de erradicar, mas também de prevenir crianças e adolescentes em atividades do trabalho informal, perigoso, ilícito e oculto”, disse.
Na praça, a chefe de Divisão do Peti-Campos, Janice Begni, anunciou outra medida que fortalece o combate ao trabalho precoce. “O MDS lançou este mês o Disque 100, telefone para denúncias de trabalho infantil. Agora qualquer pessoa pode ligar gratuitamente, com sigilo garantido e denunciar toda forma de exploração de menores em situações de trabalho infantil e, com o sigilo garantido, a pessoa não precisa se identificar”.
Dentre as ações de erradicação do trabalho infantil estão o encaminhamento das famílias aos Cras e Creas, por meio dos quais elas são direcionadas ao atendimento social de que necessitam, e a transferência de renda no valor de R$ 40. “Bom descatar que hoje, praticamente os municípios é que bancam o programa, pois o valor repassado para Campos representa em média R$ 1,20, sendo o governo municipal a arcar com pagamento dos instrutores, orientadores. Além disso, Campos complementa a verba do Peti Rural, para equiparar ao Urbano, já que a incidência do trabalho infantil é maior no interior”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional