Notícia no detalhe
Mais de duas mil crianças livres do trabalho infantil
De abril do ano passado até este mês, a prefeitura, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), já conseguiu prevenir ou retirar do trabalho precoce mais de duas mil crianças e adolescentes, com idade entre sete e 15 anos e 11 meses. Levantamento da secretaria de Família e Assistência Social, concluído nesta quarta-feira (30), demonstra que, somente de maio passado até o último dia 22, através de denúncias, 304 menores foram integrados ao programa e retirados de serviços variados, como lavoura, empacotamento de roscas em padarias, transporte de compras em bicicletas, carregamento de água e trabalhos domésticos em casas de famílias.
Nesta quarta-feira (30), a Família e Assistência Social encerrou o evento “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”, iniciado por volta das 10h, na Praça São Salvador. O evento culminou os trabalhos iniciados pelos alunos dos 34 pólos do Peti-Campos no dia 12 de junho, Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil. “As crianças e adolescentes reproduziram na praça algumas das atividades que desenvolvem no programa, como aula de canto, coral, de instrumento, arte circense, artesanato e modalidades esportivas”, falou o coordenador Cultural do Peti, Evanilson Fidélis.
O secretário Henrique Oliveira acredita que o trabalho infantil, em Campos, tenha sido reduzido entre 10 e 15%. “Um índice alto, já que, em todo o mundo, a erradicação não ultrapassou 3%. E esse índice deve aumentar, porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) incluiu, como forma de trabalho infantil, a exploração de menores pelo tráfico de drogas e na prostituição, tornando o trabalho do Peti, não só o de erradicar, mas também de prevenir crianças e adolescentes em atividades do trabalho informal, perigoso, ilícito e oculto”, disse.
Na praça, a chefe de Divisão do Peti-Campos, Janice Begni, anunciou outra medida que fortalece o combate ao trabalho precoce. “O MDS lançou este mês o Disque 100, telefone para denúncias de trabalho infantil. Agora qualquer pessoa pode ligar gratuitamente, com sigilo garantido e denunciar toda forma de exploração de menores em situações de trabalho infantil e, com o sigilo garantido, a pessoa não precisa se identificar”.
Dentre as ações de erradicação do trabalho infantil estão o encaminhamento das famílias aos Cras e Creas, por meio dos quais elas são direcionadas ao atendimento social de que necessitam, e a transferência de renda no valor de R$ 40. “Bom descatar que hoje, praticamente os municípios é que bancam o programa, pois o valor repassado para Campos representa em média R$ 1,20, sendo o governo municipal a arcar com pagamento dos instrutores, orientadores. Além disso, Campos complementa a verba do Peti Rural, para equiparar ao Urbano, já que a incidência do trabalho infantil é maior no interior”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município