Notícia no detalhe
Campos implanta Infovia do Saber e forma rede de conhecimento
Por: Liliane Barreto -
Foto: Secom - 26/12/2013 - 09:02:39
O Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) está desenvolvendo o Projeto Infovia do Saber. O objetivo é ligar todas as instituições de ensino superior de Campos, tanto públicas como particulares, através de fibra ótica, implantada no ano passado. O município já tem 50 quilômetros de fibra ótica e os projetos já começaram a ser executados, com o apoio do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc). A iniciativa faz parte do projeto Campos Cidade Digital Criativa, que leva acesso à internet e às informações acadêmicas a toda a população.
A rede de fibra ótica já contempla o IFF-Campus Centro, Uniflu, Universidade Cândido Mendes, IseCensa, Faculdade de Medicina de Campos, Universidade Estácio de Sá e Universo. Objetivo é ampliar ainda mais a fibra, interligando também a Uenf, a UFF, a Universidade Rural e o IFF-Campus Guarus.
- No IFF-Campus Centro, por exemplo, já está sendo desenvolvido o projeto biblioteca digital, onde todos os trabalhos acadêmicos produzidos dentro das universidades de Campos estarão reunidos on-line, de forma acessível para toda a população. Já deve estar disponível à população no primeiro semestre de 2014 – informa o gerente do Cidac, Robson Colla.
Com isso, será criada uma rede de conhecimento. O projeto vai permitir que todas as 13 universidades do município tenham a possibilidade de compartilhar seus produtos científicos e culturais entre si e com a sociedade. “A implantação da fibra ótica também permitiu a criação das 14 praças digitais, que disponibilizam internet gratuita para a população. Hoje, você pode chegar em um destes pontos com o seu tablet, seu notebook, smartphone e acessar a internet gratuitamente”, desta Robson.
Inicialmente, foi idealizada para atender as unidades gestoras, porém, como foi montada uma rede com alta disponibilidade, está sendo possível criar projetos de inclusão digital e social e projetos de interesse da Prefeitura e da sociedade. Hoje, Campos está entre as cidades digitais brasileiras, figurando em 46º lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD), que é medido pelo CPQD, uma das maiores instituições de pesquisa e tecnologia do mundo.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18